Pages

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Secretário Luis Fernando participa de Dia de Campo em Humberto de Campos

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, participou, nesta sexta-feira (22), do 2º Dia de Campo do povoado Mutuns, no município de 
 
Foto 1 Luis Fernando em Humberto de Campos foto Geraldo FurtadoHumberto de Campos. O objetivo principal do evento foi a difusão de tecnologias apropriadas para a produção de hortifrutos irrigados como alternativa de cultivo para empreendedores rurais no Território da Cidadania Lençóis/Munim.

Luis Fernando Silva destacou que a agricultura familiar intensifica o crescimento social e econômico do Maranhão. O secretário, que estava acompanhado do prefeito do município, Raimundo Nonato dos Santos, o Deco, e dos deputados estaduais Max Barros e Eduardo Braide, falou de sua experiência quando prefeito do município de São José de Ribamar, onde implantou projetos modelos em pólos agrícolas, que resultaram no desenvolvimento do município e gerou renda e emprego para famílias da região.

“Fui convidado para trazer, hoje, neste Dia de Campo, a experiência da cidade de São José de Ribamar na área da agricultura familiar e pesca artesanal. Mostramos como o município conseguiu gerar 2.200 oportunidades de trabalho, beneficiando 2.200 famílias de trabalhadores rurais e pescadores artesanais, melhorando a qualidade de vida e a renda”, destacou o secretário.

As ações realizadas por Luis Fernando Silva nessas áreas deram reconhecimento nacional ao município. “É possível. Não estou falando de sonho, nem de promessas. Essa é uma forma de estimular outros municípios, de dizer que o Maranhão rural, onde a agricultura familiar seja forte, gere emprego e renda, é possível”, completou Luis Fernando Silva.

O Dia de Campo é resultado de parceria entre o Governo do Estado, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Participaram do evento o representante do Sebrae, Mário Borralho, e o gerente do escritório da Agerp em Rosário, Valter Costa, além de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias locais.

Apoio técnico

O Governo do Estado tem dado apoio aos agricultores por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) que por meio de seus técnicos tem acompanhado a produção nos pólos agrícolas espalhados por todo o Maranhão. “Esse é um dia relevante para esta comunidade. A participação do governo no projeto é muito importante, pois sem isso não conseguiríamos dar andamento a este trabalho”, observou o prefeito Raimundo Nonato dos Santos, o Deco.

LF e Jorge 
 
O presidente da Agerp, Jorge Fortes, disse que o dia de campo é um momento de difusão das tecnologias na produção de hortaliças utilizando uma ferramenta importante que é a irrigação artificial. “Esta é uma atividade de extrema importância para o ambiente e o tipo de ecossistema que temos na região”, observou.

Para o presidente da Associação dos Hortifruticultores de Mutuns, José Mário Bruzaca, o Dia de Campo é, também, um momento para divulgar a produção e atrair novos compradores para os produtos cultivados no pólo. “Aqui temos uma grande produção de mamão, maxixe, cheiro-verde, cenoura, melancia, entre outros produtos que são fonte de renda para as cerca de 60 famílias que vivem no local. O apoio do governo e da prefeitura é fundamental para o crescimento do nosso polo”, afirmou. Uma boa notícia foi dada aos produtores pelo deputado Eduardo Braide, a de que os agricultores vão ganhar mais kits de irrigação, patrulha mecânica.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.