Pages

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Roseana entrega veículos a municípios para incremento de ações voltadas para mulheres



 Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (10), e o encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher”, a governadora Roseana Sarney fez a entrega de 20 carros modelos Duster para Prefeituras Municipais que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). A solenidade, realizada no Palácio dos Leões, com presença da secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, teve 1 minuto de silêncio em reverência ao líder mundial e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela.
“Estamos avançando na implantação de organismos voltados para dar apoio às mulheres maranhenses”, declarou a governadora Roseana Sarney que, na ocasião, assinou o termo de cessão de uso dos veículos.
Roseana Sarney destacou que as viaturas vão ajudar no trabalho a ser realizado pelos municípios no combate à violência contra pessoas do sexo feminino. “É importante formalizar a entrega desses veículos, dialogar com os gestores municipais, além de equipar as secretarias, criando uma rede de proteção integrada às mulheres vítimas de violência”, ressaltou a governadora.
Na solenidade, a secretária Catharina Bacelar anunciou que outros 22 municípios estão sendo beneficiados com a entrega dos kits mobiliários para as OPMs. Cada kit contém mesas, cadeiras de escritórios, gaveteiros, armários, arquivo em aço, computador com processador, impressora a jato a tinta colorida, câmara digital e filmadora data show, caixa de som, microfone, nobreak e tela de projeção retrátil.
A secretária destacou a ação de reaparelhamento dos organismos que trabalham as políticas de gênero. “Temos registrado um crescimento de mais de 625% na criação de número de organismos de políticas para as mulheres, o que nos torna referência nacional”, destacou.
Catharina Bacelar informou, ainda, que o Maranhão concluiu a elaboração de 31 Planos Municipais de Políticas para as Mulheres que, agora, serão executados.
 Investimento
Os gestores beneficiados ressaltaram a importância do investimento no setor. O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, afirmou que o veículo vai facilitar o trabalho das equipes municipais. “Ainda enfrentamos dificuldades, mas estamos em busca de soluções e apostamos na integração das ações municipais para melhor atender às políticas públicas para as mulheres”, assinalou Léo Costa.
Para a prefeita de Anapurus, Tina Monteles, o veículo vai contribuir para melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido em prol das mulheres do município. “Temos atuado muito realizando palestras, desenvolvendo ações preventivas de combate à violência e de valorização das mulheres. Esse veículo vai ajudar nos deslocamentos e apoio a nossas ações cotidianas, um avanço considerável para nosso município”, ressaltou.
Presentes também as prefeitas Maria Dulcilene Belezinha (Chapadinha) e Luisa Moura (São João do Sóter) e os prefeitos Léo Costa (Barreirinhas), José Alberto (Bacabal), Zito Rolim (Codó), Tim Ribeiro (Santa Rita), Junior Lourenço (Miranda), Antônio Carlos Oliveira (Colinas) e Josemar Oliveira (Paço do Lumiar), entre outros.
O evento contou, ainda, com a presença dos secretários estaduais João Abreu (Casa Civil); Olga Simão (Cultura); e Clodomir Paz (Programas Especiais); do deputado federal Alberto Filho; deputados estaduais Roberto Costa e Raimundo Louro; prefeitos; gestoras municipais de Organismos de Proteção a Mulheres (OPMs) e membros da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra Mulher do Maranhão.
 SAIBA MAIS
No Maranhão, 53 OPMs estão em funcionamento. Para o recebimento dos carros e dos kits foi criada, pela Semu, a Comissão de Promoção do Fortalecimento de Organismos de Políticas para as Mulheres.
Critérios como atuação, estrutura física, possuir marco legal e plano municipal de políticas públicas para as mulheres, equipe técnica, rede de atendimento à mulher em situação de violência, assertividade das ações e participação nos eventos foram avaliados pela Comissão. Em seguida, foram validados pela Câmara Técnica Estadual de gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.