Pages

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Coroatá adere à campanha do Bota-Fora Contra a Dengue

Fique longe do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti, como é chamado cientificamente o daninho inseto, que causa uma série de estragos se não for combatido de forma permanente por todos nós, independentemente de qualquer classe social em todo o Brasil.

A Prefeitura de Coroatá aderiu e realizou campanha e caminhada do Bota-Fora Contra a Dengue pelas principais ruas da cidade, com o intuito de conscientizar a população a não deixar água parada em recipientes, vasilhames que possam permitir a procriação da larva do mosquito que ém média em sua fase adulta tem a capacidade de contaminar até 300 pessoas de uma só vez.

Essa campanha integra o programa nacional "Todos Unidos Contra a Dengue" do Ministério da Saúde (MS), onde uma força-tarefa conta com a participação de todas as secretarias estaduais e municipais brasileiras em todos os estados da Federação.



Em Coroatá não foi diferente nesta última segunda-feira (16), quando dezenas de pessoas saíram às ruas e avenidas no centro da cidade e nos bairros da periferia devidamente uniformizados, pedindo à população para que não deixe o lixo encalhado, acumulado e amontoado em terrenos baldios e nos córregos que circundam esses locais, principalmente, quando chega à época invernosa, aumentando assim, as chances de probabilidade de contrair-se a doença em escalas gigantescas, desencadeando uma possível epidemia em todos os coroataenses.

Segundo o relatório do MS, o município de Coroatá está inserido dentre os 217 municípios maranhense em área de alto risco e vulnerabilidade. Ou seja, deste total, Coroatá e mais 55 municípios devem permanecer em estado de vigilância constante quanto ao monitoramento e ao controle dessa doença. Cuja fase crítica dar-se-á com a baixa das águas que começam em meados de maio do próximo ano após as chuvas intensas que caem sobre toda a região.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Dengue é um dos problemas mundiais de saúde pública no mundo inteiro. Até o presente momento ainda não existe uma vacina desenvolvida que combata de forma eficaz os quatro tipos de estágio da doença, que poderá manifestar-se nos seres humanos sob qualquer  um tipo da espécie de acordo com a contaminação feita pelo mosquito. INclusive, chegando-se a óbito a pessoa infectada pela doença.

Portanto, o melhor remédio que atualmente existe contra a Dengue é a prevenção para não remediar e, depois, combater o daninho mosquito de forma latente e eficaz no dia a dia. Não deixando caixas d'água abertas, jarros com plantas que adornam residências em vasilhas com água e, todo e qualquer recipiente que possa acumular água estagnada, tais como; pneus, garrafas plásticas e de vidros, sacolas descartáveis, latas e afins mesmo quando jogados e deixados a céu aberto ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.