Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Maranhão sobe duas posições no ranking do IDH

Blog Gilberto Léda

roseana
 
No dia em que Flávio Dino (PCdoB) recebe, como chefe do Governo do Maranhão, o Selo Unicef por avanços da gestão Roseana Sarney (PMDB) para o público infantil (reveja), mais um dado oficial aponta melhora dos indicadores sociais do estado na gestão peemedebista.

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil – que apresenta informações detalhadas sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de estados e municípios -, o Maranhão subiu duas posições no ranking de 2014, na comparação com o mesmo levantamento de 2013, quando era penúltimo entre todas as unidades da federação. (agora ultrapassou o Pará e empatou com o Piauí, dois que estavam à sua frente um ano antes).
O relatório foi divulgado no final do mês de novembro e pode ser acessado aqui.

O IDH Municipal (IDHM) do Maranhão no último ano do governo Roseana Sarney foi de 0,678 – contra 0,665 em 2013; 0,650 em 2012; e 0,649 em 2011.

Saúde 

Segundo o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, a “ampliação da cobertura dos serviços de Saúde” foi a maior responsável pela melhora do índice, já que é o ponto que mais impacta no chamado IDH-Longevidade, o componente de maior alta no índice do Maranhão.

“O principal componente que explicou o avanço do MA no ranking do IDHM foi a dimensão longevidade, fruto de uma ampliação da cobertura dos serviços de saúde no Estado”, afirmou.

Ele destacou, ainda, que “a dimensão renda”,  em menor escala, também contribuiu para o avanço dos números.

“O segundo componente que mostrou avanço foi a dimensão renda, embora com uma contribuição menor. É importante observar que há diferenças metodológicas na forma de calcular esses indicadores, já que não se utilizam dados censitários e sim estimativas com base em dados amostrais”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.