Pages

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Morre Alfredo Seba, ex-proprietário do antigo Cine Ideal e pai da empresária Ellen Rose







Por IDALGO LACERDA - O titular deste blog, IDALGO LACERDA, presta homenagem 'in memoriam' a um dos integrantes da Família Seba, que durante muitos anos residiu e divertiu as crianças, adolescentes, homens e mulheres  de todas as idades na cidade de Bacabal, quando o único Cine Teatro Ideal existiu para alegrar e embalar as nossas alegres tardes de domingo com os seus vesperais que começava a partir das 15:00 h da tarde e, quando a 'fita' era boa havia duas a três sessões na mesma tarde de domingo.

Assim também como ocorria à noite quando aconteciam duas, três sessões noturnas, pois o público era notadamente grande. Todos aguardavam impacientes a nova sessão iniciar que varava madrugada adentro!!!

Pois bem, o titular deste blog é dessa época que ficou gravada em nossa mente com bastante saudosismo e que não volta jamais. A Família Seba foi a pioneira na Região do Vale do Mearim a exibir as ditas películas cinematográficas em cinemacope e em tecnicolor, o que hoje é definido em HD e Megapixels com o advento da tecnologia moderna.

O prefixo de abertura e de encerramento ainda guardamos na lembrança. Uma coisa inesquecível o referido prefixo que também tive a oportunidade de ver bem de perto o antigo longplay de vinil, apelidado de 'bolachão' em cor vermelha que de muito usado ao ser tocado emitia certos ruídos quando a agulha do prato percorria a sua trilha sonora.

Além disso, as revistas em quadrinhos do Tio Patinhas, Mickey, Pato Donald, Zorro, Fantasma, Mandrake, Tex, Bolsilivros e até os carrinhos de pipoca e de algodão doce e de picolé que completavam a nossa animada e divertida festa nas décadas de 60, 70 e 80. Não era somente chamado de Cine Ideal, mas de Cine Teatro Ideal por apresentar em seu palco cantores famosos daquela época áurea de grande sucesso: Waldick Soriano, Lindomar Castilho e outros cantores que por lá passaram durante o píncaro da glória. Não havia acústica, tudo no improviso e no gogó. Assim, nós assistíamos aos shows dos citados. Apenas um acordeon, um violão e um microfone que ressoava a voz bem afinada e potente de quem realmente tinha a coragem de apresentar-se sobre o palco ao vivo e, em cores preto e banco.

Houve também alguns 'matinês' que buscavam  valorizar os cantores e músicos da terra na época. Por exemplo, o Grilo Cantor, Raimundo Soldado e outros estiveram´por lá!!!

Lembro-me como se fosse hoje, a presença marcante da matriarca  da família, D. Júlia sentada à porta de entrada do cinema todas às tardes e às noites recebendo os ingressos que eram disputados e comprados ao lado da bilheteria. As máquinas eram enormes e pesadas. Quando a 'fita' quebrava a zoada monstro ensurdecia a todos que estavam na plateia. Logo que a 'fita' era raspada com uma lamina e colada com acetona. Tudo voltava à cena e o silêncio encalacrava a boca dos telespectadores. Os filmes praticamente todas eram dublados e legendados. Quem não se lembra filme "Mineirinho vivo ou morto", com Jesse Valadão. "Paixão de Cristo" colorido, mas somente em três cores. Colocavam à frente da lente da câmera um tipo de papel celofane e ninguém notava tal 'colorizado'.

Queremos ensejar felicidades a todos que integram a Família Seba. Aos que estão em vida e aos que já partiam e encontram-se ao lado do braço direito de DEUS Pai Todo Poderoso. Aqui vai o nosso saudosismo e profundo respeito ao João de Deus, o Dedé, César,  Marta, Luciano, Alberto, Alfredo e as irmãs, cunhadas, sobrinhos, netos e filhos desta nova geração.

Afinal, foram tantas tardes de domingo... "velhos tempos, belos dias". Lamentamos profundamente, porque nunca houve interesse algum por parte dos prefeitos e da Câmara Municipal de Bacabal, criar projeto de lei para tombar prédios, casas, monumentos e logradouros públicos, a fim de manter e preservá-los intactos e vivos e permanentes na memória do nosso povo aquilo que marcou época e faz parte da nossa história!!! 

Aproveito ainda a oportunidade para  invocar os poetas, escritores,  artistas da terrajornalistas e profissionais de imprensa para ue se mobilizem no intuito de abraçar essa causa nobre e justa!!! Aqui me dirijo aos empresários locais de todas os segmentos da economia formal e informal, aos parceiros da mídia falada e escrita: Hidalgo Neto, Abel Carvalho, André Araújo, Zé Lopes, Louremar Fernandes, Sérgio Maias e outros que são adeptos e favoráveis ao  resgate e à manutenção da tradição cultural, folclórica e artística de Bacabal.                                                                                    

A família de José Alfredo Skef Seba, de 77 anos, comunica o seu falecimento ocorrido por volta das 23h30 desta quarta-feira (14). Seu corpo está sendo velado na Rua 4,Qd. 7, Casa 4, Bairro Planalto do Vinhais 2, em nossa capital.

O sepultamento será às 16 horas desta quinta-feira (15) no Cemitério Parque da Saudade, também em São Luís.

Alfredo Seba foi proprietário do antigo Cine e Teatral Ideal, que por muitos anos funcionou na Rua Getúlio Vargas, em frente onde hoje existe as Lojas Avenida, centro de Bacabal.

Alfredo Seba é o patriarca de uma tradicional família com pessoas que, assim como ele, já contribuíram bastante com o desenvolvimento de Bacabal, à exemplo de sua filha, a empresária Ellen Rose e do empresário Luís Neto (neto), proprietários do Colégio Reis Magos e de outras empresas estabelecidas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.