Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Conquistas e avanços obtidos por Roseana Sarney e Ricardo Murad à frente do Governo do Estado, faz com que o UNICEF confirme Selo de Certificação no período 2011/2014





Por IDALGO LACERDA - Avanços na saúde e ganhos na melhoria da qualidade de vida, através das políticas públicas de inclusão social empreendidas no Governo Roseana,  faz com que relatório do Fundo das Nações Unidas - UNICEF garanta Selo de Certificação com a diminuição da mortalidade infantil e alavancando índices satisfatórios no quesito Educação.

O binômio Saúde e IDH (Qualidade de Vida) nunca estiveram entre si numa verdadeira  e perfeita relação simbiótica harmônica no período 2011/2014, durante o então Governo Roseana Sarney (PMDB). Quando o povo maranhense recebeu de forma direta diversas políicas beneficias levadas aos mais longínquos rincões do Estado, onde programas sociais passaram a resgatar e salvar vidas que dantes eram privilégios de poucos, infortúnios de muitos e que daquela época em diante o homem do campo e da zona urbana começou a ser assistido pelos Programas Viva Saúde, Viva Água, Viva Luz, Viva Leite, Viva Primeiro Emprego, ora eliminando uma série de vetores sociais, o que também motivou a erradicar a miséria absoluta dando lugar a uma vida mais justa, digna e decente para todos os maranhenses, ampliando e gerando uma expectativa para um futuro melhor.

Para o UNICEF chegar ao Selo de Certificação, atribuído ao ex-governo de Roseana Sarney, cerca de 148 municípios maranhenses de um total de 217 foram avaliados pelo Fundo e apresentaram um salto na qualidade  de vida e ganhos altamente significativos. Se comparados os números da média nacional, quando o Estado do Maranhão diminuiu a mortalidade infantil que era de 7%, alcançado o índice de 5,2% que é a média do país inteiro naquele mesmo período.

O TRABALHO E CONTRIBUIÇÃO DE RICARDO MURAD


Para o acesso ao pré-natal, cujo trabalho e esforço ardoroso do então Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ricardo Murad,  era o de aumentar a taxa do referido exame e que subiu para 32,7%. Ou seja, uma média de crescimento com mais de 25 pontos acima da media do resto do país. Quer dizer, naquela época morreram menos crianças se comparadas as estatísticas com os números apontados a partir de 01 de janeiro de 2015 para cá. No quesito saúde, com a ampliação, reforma e construção de novos hospitais, maternidades e clínicas somaram bastante para uma combinação de resultados positivos, elevando o IDH do povo maranhense.

Implica dizer que, o número de pré-natais garantiu um maior número de nascidos vivos de gestantes. Com sete ou mais consultas. De 28,1% de consultas realizadas que subiu para 37,3%. O que aumentou assim, o número de crianças com certidão de nascimento antes de completar 1 ano de vida. Isto é, dos 4% de crianças registradas com vida contra o número de 1,1% apontado em todo o Brasil.

Na Educação também houve considerável melhora. No período de 2011/2014, o UNICEF apontou que algumas distorções existentes nas idades-séries nos municípios analisados, o percentual caiu para 9,2%. Enquanto que, na grande maioria das demais cidades brasileiras amostraram um índice de 7,9%.

Assim sendo, os dados levantados e analisados pelo UNICEF, garantiram de forma meritória o Selo de Certificação conferido pela organização internacional.

A PARTICIPAÇÃO DA PREFEITA TERESA MURAD
Vale ressaltar que o município de Coroatá, também contribuiu de forma positiva para que essa média fosse obtida junto ao Fundo das Nações Unidas pelo Estado do Maranhão durante o Governo da peemedebista Roseana Sarney. Quando a administração da Prefeita Teresa Murad esteve fazendo parte de todas estas ações empreendidas na Saúde, Educação e na melhoria da qualidade de vida ao implementar, manter e dar sequência às políticas públicas de inclusão social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.