Eis as cidades: São José de Ribamar e São Luís. São duas importantes cidades da grande ilha. A primeira foi administrada por Luís Fernando Silva (PMDB), atualmente pré-candidato ao governo do Estado e hoje, é comandada por Gil Cutrim (PMDB). Este, por sua vez, apoia a candidatura de Luís Fernando. Já São Luís é administrada por parte do mesmo grupo que disputará o Palácio dos Leões, este ano.
São Luís, como a maioria sabe, sofre com constantes trocas de secretários apenas nesta gestão. O prefeito Edivaldo Holanda perdeu um ano inteiro de mandato tentando ajustar sua equipe, com trocas, principalmente, nas áreas mais importantes da gestão – Saúde, Educação, Infraestrutura e Trânsito.
Maioria das trocas estas que vieram do mesmo grupo que atualmente pretende governar o Maranhão (reveja aqui). A cidade, com isto, permanece praticamente a mesma, apesar do discurso de mudança estar espalhado aos quatro cantos.
Já São José de Ribamar, mesmo sendo menor, apresentou grandes mudanças reais desde a administração de Luís Fernando, em 2004. E continua apresentando atualmente com a gestão de Gil Cutrim, sucessor de Luís Fernando. É pioneira em programa educacionais, por exemplo, estando à frente da capital ludovicense.
Se pontuar aquilo que mudou de fato e o quê apenas permaneceu nas ideias nestas administrações em especial, o comparativo mostra que Ribamar fez acontecer, enquanto São Luís, aos poucos tenta se reerguer, por enquanto, sem sucesso.
Com redação de Aline Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário