Pages

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PMDB vai ao TRE contra instituto que faz pesquisas para Dino


 O PMDB acionará o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão para fazer com que a empresa DataM3 Consultoria e Marketing, que realiza pesquisas eleitorais encomendadas por empresas e aliados de Flávio Dino (PCdoB), explique a fórmula adotada para entrevistar 800 pessoas, auditar, digitar e tabular a mesma quantidade de questionários, e entregar para divulgação os resultados em apenas três dias. Segundo a direção peemedebista o instituto não dispõe de funcionários, não possui sede própria e estrutura de trabalho.
O instituto DataM preferencial do grupo do comunista pertence ao jornalista José Machado, que foi Secretário de Comunicação no governo de José Reinaldo Tavares (PSB), mas está registrado em nome de uma filha dele. DataM3 e um familiar de Machado indicam como endereço um imóvel residencial do Cohatrac IV, provavelmente a casa do parente.
O PMDB quer abrir os registros de diversas etapas dos processos das pesquisas que se repetem quase que semanalmente, sempre com resultados amplamente favoráveis aos contratantes.
Os peemedebistas querem ver, por exemplo, questionário por questionário e detectar a autenticidade de cada um deles; quer a comprovação de que a responsável estatística de fato esteve à frente das etapas que somente ela poderia dirigir; quer ter acesso às notas fiscais emitidas pela DataM3 contra o contratante e a comprovação de como esses valores foram pagos, e a planilha de formatação do preço do trabalho, tendo em vista que os valores declarados comprovadamente são bem inferiores aos custos operacionais de uma pesquisa de fato realizada. Uma pesquisa deste porte custa no mínimo R$ 20 mil, mas foi realizada por apenas R$ 12 mil.
Há inconsistência na abrangência da amostra declarada ao TRE pelo instituto de José Machado: lá está escrito que a consulta é válida como sendo feita "no Maranhão", mas depois descreve como campo pesquisado somente bairros de São Luís.
O jornalista dono do Data M3 mantém um blog no qual se declara diretor de jornalismo e comentarista de um dos programadas da Rádio Capital, que tem como Razão Social o nome "Rádio Ribamar Ltda", de propriedade do vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), pré-candidato ao Senado da República.
A Rádio Ribamar é a contratante das últimas duas pesquisas feitas pelo instituto. Nela, o instituto de Machado exibe Roberto Rocha primeiro lugar na preferência do eleitorado para o Senado, com uma intenção de voto que quase ultrapassa a soma de todos os outros pré-postulantes ao mesmo cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.