Pages

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Coroatá e a Dengue!

No programa de rádio sempre venho comentando a respeito do alto risco de se ter uma epidemia de dengue em nosso município. pois, todo cuidado é pouco, em se tratando da dengue. coroatá está incluída dentre as trinta e umadas cidades, com a possibilidade de ter a dengue proliferada. conforme, documento entregue ao governador jackson lago pelo ministro da saúde, josé gomes temporão, que faz um alerta sobre os riscos da dengue. A expressão greco-romana “aedes aegypti”, significa o “odioso do egito”, que está levando uma boa parte da população de alguns estados e cidades brasileiras à total loucura. o programa nacional de controle da dengue, afirma que no maranhão, em 73,3% dos municípios, há infestação, sendo que 14,28% destes considerados ter a proliferação da doença. no brasil, a dengue ocorre principalmente entre os messes de janeiro a maio, pelas condições climáticas favoráveis ao mosquito trasmissor nessa época do ano. porém, para a região nordeste os meses que mais representam perigo são entre maio e junho, quando as águas começam a baixar. em nossa cidade, não vejo uma ação sanitária por parte da prefeitura municipal, visando proteger o cidadão coroataense. é preciso que a secretaria de saúde faça uma mobilização conjunta com todo o seu aparato logístico, para ficar de prontidão. já é sabido por nós, que alguns casos de dengue em nosso município estão sendo registrados e as autoridades continuam omissas e não se pronunciaram sobre os mesmos. até a 13ª semana de 2008, foram registrados 1.406 casos notificados da doença no estado. no rio, a dengue já matou em 2008 quase cinco vezes mais do que na última epidemia no estado do rio de janeiro, segundo estatísticas divulgadas pela secretaria estadual de saúde. muito cuidado!


Para prevenir a população quais são os cuidados básicos?
1 – evitar poluir o meio-ambiente com o lixo doméstico;
2 - evite deixar expostas garrafas, pneus, sacolas pláticas ou qualquer tipo de vasilhame ou vasilhas que acumule água;
3 – procure conversar com os amigos e vizinhos do seu bairro, abordando o tema, pois é de alta importância;
4 - faça um mutirão pela limpeza pública em seu bairro, na sua rua, na sua casa sem procurar depender da prefeitura.


Como identificar uma pessoa com dengue?
1 – febre alta;
2 – tonteira;
3 – fortes dores abdominais;
4 – vômito constante;
5 – sangramento;
6 – dores na parte retroculares (atrás dos olhos) e
7 – a presença de algumas pintas vermelhas por todo o corpo. isso é dengue grave? a pessoa precisa ser reavaliada imediatamente por um serviço médico.


Como se tratar?
1 – procurar um médico especialista (virologista, infectologista ou epidemiologista) para confirmar ou não o caso;
2 - obedecer à risca as orientações médicas;
3 – hidratar o organismo, tomando bastante água para não deixar qualquer órgão ir à falência;
4 – repouso absoluto e tomar o medicamento indicado pelo médico;
5 – se for dengue hemorrágica redobrar todos os cuidados médicos, pois o sangramento pode levar a óbitos e
6 – antes de tomar qualquer medicamento para combater a dengue, verifique se há na fórmula a substância aas – ácido acetil salicílico. é uma substância contra indicada para quem estar com dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.