Pages

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Para quem odeia o Maranhão, essa é uma notícia ruim!!!

Por Caio Hostilio

Maranhão sai na frente na elaboração dos Planos de Educação
Foto 1 - ..[1]A mobilização realizada pelo Governo do Maranhão para a articulação e efetivação dos planos municipais e estadual de educação foi destacada pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques. Ele participou na manhã desta terça-feira (28), acompanhado do secretário Pedro Fernandes, da abertura do IV Seminário Educacional de Integração Estado e Municípios, no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Foto 2 - ..[1]Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o MEC e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento reúne prefeitos e secretários municipais de educação do Maranhão.
O seminário tem como objetivo mobilizar, planejar e alinhar as políticas públicas educacionais tendo em vista a elaboração ou adequação dos planos decenais de educação dos sistemas municipais do estado do Maranhão.
O secretário de Educação, Pedro Fernandes, destacou a importância do evento para a construção coletiva da transformação educacional. “Nós precisamos ter um alinhamento em nossas metas, um horizonte coletivo que mantenha o foco na melhoria de nosso ensino. Por isso, a grande importância deste evento, ao discutir e construir juntos esse planejamento” ressaltou.
Pedro Fernandes disse ainda que a Seduc e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) têm oferecido parcerias às prefeituras, no sentido de assessorar a construção desses planos. “Já estamos realizando esse trabalho junto a 91 municípios e conclamo todos os outros a participar coletivamente desse trabalho”, afirmou.
Presentes ainda no seminário, o promotor de Justiça Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José de Ribamar Bastos Ramos; presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA), Elaine Araújo Gheysens; prefeito de Viana, Francisco Gomes, representando os demais prefeitos; e as professoras Isabel Ibarra e Maria auxiliadora Gonçalves, representando Ufma e Uema, respectivamente.
Segundo o promotor Paulo Avelar, a mobilização em prol da construção dos planos municipais é fundamental ao desenvolvimento dos sistemas educacionais. “Em 2013, o Ministério Público Estadual lançou o programa ‘Educação de qualidade, direito de todo maranhense’. Durante os seminários realizados, buscamos saber as dificuldades regionais na área da educação. Os planos municipais de educação aparecem como principal demanda entre os interlocutores. Discutir sua construção e efetivação junto a outras esferas de poder é fundamental para sua realização”, destacou.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime-Ma), Elaine Araújo, ressaltou a parceria com a Seduc no sentido de alinhar a construção dos planos. “A parceria dos municípios com a Seduc deve ser fortalecida em 2014, alinhando as demandas regionais e estaduais na construção dos planos. Nossa meta é que todos os municípios participem desse processo,” afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.