Pages

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Neuza Muniz: assistência social com 'A' maiúsculo



Visando atender a população ribeirinha localizada às margens do Rio Itapecuru, que banha o município de Coroatá. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) enviou para secretária de Assistência Social de Coroatá, nesta última quinta-feira (23), por volta das 09:00 hs da manhã, entregue no antigo depósito da CIBRAZEM. Uma lancha com a capacidade de transportar até 12 pessoas. Inclusive, a lancha é toda equipada com os acessórios que se fazem necessários para realizar qualquer tipo de  atendimento de primeiros-socorros, em caso de emergência para socorrer seus tripulantes em missão assistencial às localidades ribeirinhas. Uma vez que, o tráfego só poderá ser feito pela via fluvial nas regiões cortadas por rios.



Ato de entrega da lancha


O município de Coroatá é um dos cinco municípios maranhenses que foi contemplado por pertencer a Amazônia Legal. Com essa ação pactuada e firmada entre a Prefeita Teresa Murad (PMDB) e o Governo Federal em meados do ano passado, onde o objetivo é o de viabilizar as políticas públicas sociais em parcerias com a secretaria de Assistência Social. A secretária Neuza Furtado Muniz bastante entusiasmada com mais essa conquista que beneficia e facilita a mobilidade das ações sociais, recebeu de forma protocolar o veículo após inspecionar e assinar o Termo de Entrega, tendo como testemunha documental, o secretário Municipal de Comunicação Social, Fábio LuísCosta Frazão. Em seguida a secretária falou a reportagem que "transformar direitos sociais para pessoas humildes e carentes, é garantir as políticas públicas sociais empreendidas pelo Governo Federal e, também, ora garantidos e assegurados pela Constituição Federal". 
Na oportunidade a secretária Neuza Muniz, adiantou que a lancha conquistada junto ao MDS, também servirá para outras finalidades, caso seja necessária a sua utilização, tais como; quando for preciso utilizá-la à época das cheias do Rio Itapecuru, e requisitada pela Defesa Civil, nos casos de alagamentos e inundações para realizar o desalojamento e deslocamento  da população ribeirinha.


 

Mais ações sociais para população


No mais, além dessas e outras ações viabilizadas pela aquisição deste veículo marítimo. A política que será mais bem destacada pela secretaria de Assistência Social, é o de ampliar e expandir o leque de inclusão social de algumas famílias ribeirinhas que ainda não integram o Cadastro Único do Programa Bolsa Família, como prevê o lema do Governo Federal "Brasil Sem Miséria".
Além disso, também promover palestras e orientações sociais nestas localidades ribeirinhas que ficam localizadas nos lugares mais longínquas do centro urbano de Coroatá. Onde psicólogas, assistentes sociais, orientadoras e coordenadoras da Assistência Social farão um trabalho de conscientização às pessoas que estão dentro dos critérios e perfis, e, que, não sabem das condicionalidades para receberem os benefícios das políticas públicas sociais empreendidas pelo Governo Federal em parceria com o município de Coroatá.


Surpresas à vista


A secretária Neuza Muniz ressaltou, ainda que, além destas ações já descritas. Outras ações sociais de inclusão estão em curso desde que assumiu o comando da referida secretaria. Tais como; a capacitação de jovens e adultos para a geração de emprego e renda, através do Pronatec. Que é uma política educacional pertencente ao Sistema 'S' de educação. O reconhecimento devido e meritório àquelas pessoas que pelos critérios adotados pelo 'Programa Minha Casa, Minha Vida' que merecem de fato e de direito a garantia de uma moradia digna e segura, com todas as condições de uso e habitação e, que foram lesadas na gestão do então prefeito do município de Coroatá. Vão ter o direito de estarem de volta ao imóvel que tanto sonharam ter um dia!
Enfim, tudo está sendo preparado pela secretária de Assistência Social, Neuza Muniz, que a partir do momento em que o piloto da lancha estiver devidamente treinado, capacitado e apto para dar início a mobilidade social  via fluvial junto à população ribeirinha no muncípio de Coroatá. O conceito sobre o que é assistir às pessoas de forma propriamente dita - social - será completamente outro conceito. Isto é, diferente daquele que foi empregado no passado. Ou seja, praticamente as ações sociais foram nulas, totalmente abaixo de zero!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.