Pages

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MA e PI irão formalizar atendimento a pacientes maranhenses em Brasília

Regulação será apresentada ao Ministério da Saúde. Gestores se reuniram na terça (28). Prazo para efetivação é de 40 dias.


Técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde e dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Maranhão e do Piauí discutiram nesta terça-feira (28), em reunião conjunta das Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) dos dois Estados, realizada em Teresina, um novo acordo para restabelecer o atendimento de pacientes maranhenses no Estado vizinho. O assunto voltará à pauta nesta quinta-feira (30), em uma reunião a ser realizada no Ministério da Saúde, em Brasília.

"A reunião tem por finalidade discutir um novo acordo para restabelecer o atendimento dos nossos pacientes maranhenses no estado vizinho", enfatizou o Gestor Regional de Saúde, Marco Simão, que já se encontra em Brasília para participar do encontro. 

Na última terça-feira (28), os integrantes das Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) dos dois estados se reuniram na Escola Fazendária de Teresina. A reunião contou com a presença de técnicos da Secretaria Estadual do Maranhão; do secretário municipal de saúde de Teresina, Noé Fortes; das presidentes dos Cosems do Maranhão, Iolete Arruda, e do Piauí, Socorro Candeiras, da presidente da CIB do Piauí, Patrícia Batista, do Gestor Regional de Saúde, Marco Simão e de secretários de saúde de municípios maranhenses que fazem fronteira com o Piauí.

Durante o encontro foi criado um grupo condutor - formado por técnicos do Cosems e secretarias estaduais e municipais do Maranhão e Piauí - para definir, no prazo de 40 dias, novos fluxos informatizados para encaminhamentos dos pacientes e discutidas formas de ressarcimento dos atendimentos já prestados pelo Piauí. 

Região Interestadual de Saúde

No dia 23 de janeiro, os 39 municípios maranhenses que fazem divisa com o Piauí tiveram atendimento garantido a seus pacientes no estado vizinho com o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES). A resolução foi aprovada em reunião ocorrida com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), realizada em São Luís.

 (Ascom da Regional de Saúde de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.