Pacientes do Sistema Único de Saúde de 39 municípios maranhenses terão garantidos agora o atendimento no estado do Piauí.
O acordo foi firmado ontem pela Comissão Bipartite, convocada pelo secretário de Saúde do estado, Ricardo Murad, para corrigir uma distorção no sistema: a Prefeitura de São Luís recebia o dinheiro do SUS para este atendimento, mas os pacientes eram atendidos no vizinho estado.
- Temos que honrar nossos compromissos e pagar nossas contas. Se o Piauí atendeu nosso paciente, é justo que receba pelo serviço prestado. O que não podemos é virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais - justificou Ricardo Murad.
A questão era a seguinte: São Luís recebe dinheiro de 127 municípios para atender pacientes destas cidades em sua rede alta complexidade – Socorrão I e Socorrão II. Ocorre que 39 municípios fronteiriços optavam por buscar atendimento nas ciades do Piauí, já que mais próximas.
O Piauí vinha atendendo, mas não recebia o ressarcimento do SUS por que o dinheiro era repassado a São Luís. oi então que o estado do Piauí decidiu parar de atender.
- O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, mas temos que cumprir as nossas pactuações -enfatizou o gestor estadual.
Durante a reunião da Bipartite, ficou definido que São Luís irá ressarcir o Piauí por todos atendimentos prestados a pacientes maranhenses entre maio de 2011 e este mês.
Em outras palavras: o sistema de Saúde de São Luís, que dizia estar sobrecarregado por atender pacientes do interior, na verdade recebia para isso, mas não prestava o atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário