Pages

sábado, 25 de janeiro de 2014

Saúde de São Luís recebia dinheiro do SUS, mas atendimento era feito no Piauí…

cib

Pacientes do Sistema Único de Saúde de 39 municípios maranhenses terão garantidos agora o atendimento no estado do Piauí.
O acordo foi firmado ontem pela Comissão Bipartite, convocada pelo secretário de Saúde do estado, Ricardo Murad, para corrigir uma distorção no sistema: a Prefeitura de São Luís recebia o dinheiro do SUS para este atendimento, mas os pacientes eram atendidos no vizinho estado.
- Temos que honrar nossos compromissos e pagar nossas contas. Se o Piauí atendeu nosso paciente, é justo que receba pelo serviço prestado. O que não podemos é virar as costas para os pacientes e deixar que venham a óbito, enquanto permanecem em filas de espera por leitos em hospitais - justificou Ricardo Murad.
A questão era a seguinte: São Luís recebe dinheiro de 127 municípios para atender pacientes destas cidades em sua rede alta complexidade – Socorrão I e Socorrão II. Ocorre que 39 municípios fronteiriços optavam por buscar atendimento nas ciades do Piauí, já que mais próximas.
O Piauí vinha atendendo, mas não recebia o ressarcimento do SUS por que o dinheiro era repassado a São Luís. oi então que o estado do Piauí decidiu parar de atender.
- O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal, mas temos que cumprir as nossas pactuações -enfatizou o gestor estadual.
Durante a reunião da Bipartite, ficou definido que São Luís irá ressarcir o Piauí por todos atendimentos prestados a pacientes maranhenses entre maio de 2011 e este mês.
Em outras palavras: o sistema de Saúde de São Luís, que dizia estar sobrecarregado por atender pacientes do interior, na verdade recebia para isso, mas não prestava o atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.