As
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) conquistaram a confiança da população de
São Luís, por se tornarem alternativa de atendimento médico rápido e de
qualidade em casos de urgência e emergência e terem como retaguarda hospitais
estaduais de referência, onde antes o encaminhamento para esse tipo de
assistência era o sucateado sistema municipal de saúde.
Embora
sejam um projeto federal, as UPAs do Maranhão foram ampliadas, fortalecidas e
implantadas com um perfil diferenciado pelo governo estadual, de onde vêm 70%
dos recursos gastos em sua manutenção. Na contramão da opinião popular, a
oposição tenta minimizar o investimento estadual, desconhecendo que no Ceará,
por exemplo, 10 UPAs foram construídas, mas nunca chegaram a funcionar, pois só
contaram com os recursos federais. Para o secretário Ricardo Murad, tão
importante quanto construir e equipar unidades públicas de saúde com o que há
de mais moderno é manter o padrão de qualidade no atendimento. Por isso, ele
faz questão de apurar pessoalmente toda e qualquer queixa dos usuários, para
reparar possíveis falhas e dar as respostas que os pacientes necessitam.
Ontem, o
secretário deu uma nova demonstração de transparência ao relatar a reclamação
de uma paciente sobre a assistência recebida em uma UPA. Em sua página no
Facebook, ele disse que espera um contato dela para esclarecer sua insatisfação
com o atendimento. “O que não aceitamos são críticas infundadas, muito menos as
mentiras que espalham para tentar prejudicar um trabalho sério, humanizado e de
qualidade que está sendo realizado diuturnamente pela equipe da Secretaria de
Estado da Saúde”, enfatiza Ricardo Murad. Será que a tal paciente vai se
mostrar?
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