Pages

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mutirão pelo Bolsa Família: é assim que se faz Assistência Social!!


Visando viabilizar e reaproximar através de ações beneficentes e estabelecer uma abrangência muito maior pelas implementações das políticas públicas sociais, a fim de não deixar nenhum beneficiário fora do mais importaante programa de prestação de serviço continuada do país.

 
A Secretaria de Assistência Social realiza mutirão pela revisão cadastral determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), quando estratégias inovadoras estão sendo feitas de forma incessante pela busca ativa para recadastrar beneficiários do Programa Bolsa Família, através de um mutirão inédito empreendido entre os dias 18 a 29 de novembro do corrente mês, em praça pública ao lado da Casa LotéricaCoroataense - Centro.

Prazos para atualização cadastral

 

Segundo a Assistente Social, Nubiene Costa, caso o beneficiário não procure fazer seu recadastramento dentro dos prazos determinados pelo Governo Federal. O mesmo terá o seu benefício bloqueado e cancelado, a partir de janeiro de 2014. O primeiro prazo é de 18 a 29 de novembro de 2013, através do mutirão que está sendo realizado em praça pública. Daí então, somente na secretaria até 13 de dezzembro para que todos os dados cadatrais estejam inseridos e armazenados no sistema de computadores do governo federal.

No entanto, se os benediciários não cumprirem com os dois prazos previstos pelo MDS. Eles terão os seus benefícios de uma vez cancelados, ficando assim, impedidos de recebê-los novmente. Além disso, o processo de reversão dos mesmos, será bastante demorado e lento para que esses benefícios sejam reativados.

Apoio psicológico

A psicóloga Camila Rodrigues disse a reportagem que "as famílias ficam preocupadas quando pensam que vão perder o seu benefício". Segundo Camila, o diálogo está em primeiro lugar. Os servidores da secretaria não ali para orietarem todos esses beneficiários e a atualização destas informações cadastrais são uma exigência do próprio governo federal, que determina que seja feito e processadas a cada dois anos, no intuito de manter as informações cadastrais atualizadas".

O apoio psicológico é também para prevenir esse bloqueio e que de forma alguma não visa prejudicar estas famílias. Os beneficiários que comparecem as tendas podem ir à secretaria e conversar com o gestor do Progama, procuram inteirar-se sobre quais os documentos e as condicionalidades que devem ser apresentadas para atualizarem o cadastro do seu benefício.

Àbusca pelo enfrentamento quanto ao esclarecimento da revisão cadastral é através da conversa. O principal objetivo é conscientizar os beneficiários de que eles atualizando os seus cadastros estão ávidos a continuarem a receber sempre o seu benefício.

"A mensagem para o recadastramento está no extrato do Bolsa Família"

Para a secretária de Assistẽncia Social Neuza Furtado Muniz, no próprio extrato do último extrato emitido do Bolsa Família já vem o aviso de que o mesmo deve comparecer à secretaria para fazer a sua revisão cadastral.

Neuza Muniz falou que são 2.000 famílias que deverão submeter-se à revisão cadastral do Programa. Isso tudo devido a administração passada que não procurou agir de forma resposável, sensata e coerente quanto à revisão cadasatral que era para ter sido realizada na gestão do ex-prefeito de Coroatá. 

A mobilização social para a secretária de Assistência Social Neuza Furtado Muniz é uma ação de cidadania, onde todas as Marias e Joões possam ser identificados e que ossam estar em vias de ter o benefício bloqueado ou cancelado, que teve a iniciativa e o apoio da Prefeita Teresa Murad (PMDB), para que os benefciários não tenham o Bolsa Família suspenso em 2014.

O mutirão é para diminuir e encurtar a distância social entre o cidadão beneficiário do Bolsa Família, que uma vez, é identificado o seu perfil ao sair da casa lotérica após receber o seu próprio benefício. Esse processo  de mutirão instalado à porta da casa lotérica é inédito e arrojado, ora lançado pela secretária de Assistência Social Neuza Furtado Muniz, que poderá vim a servir como modelo de exportação para os demais municípios brasileiros em todo país.

Condicionalidades e documentos

As condicionlidades e os documentos são os mesmos de sempre exigidos para todos os seus titulares, tais como; Carteira de Identidade e CPF; para os membors das famílias, a Certidão de Nascimento e o Cartão com o número do NIS. Quanto as condicionalidades, é necessário apresentar Boletins com a frequência escolar, carteiras de vacinação e outras afins para atualizarem seu recasdastramento junto ao Programa do Bolsa Família!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.