Pages

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Secretária de Agricultura e Agerp Cocais, entrega aos produtores da Agricultura Familiar de Coroatá, Dap´s e boleto do Garantia-Safra 2013/2014



A Prefeitura de Coroatá, por meio da Secretaria de Agricultura, nesta terça-feira (26), começou a entregar cerca de 1.869 boletos do Programa Garantia-Safra (GS), aos agricultores do município referente aos anos de 2013/2014.
Segundo a secretária de Agricultura, Maria do Rosário, para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) façam adesão ao GS.
Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensaise e iguais , por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF), ou em uma das duas casas lotéricas existentes na cidade de Coroatá.
Meta da Prefeita Teresa Murad
A meta a ser cumprida pela Prefeita Teresa Murad (PMDB), é a de alcançar 1.000 agricultores. Isto é, praticamente o dobro do número de agricultores que receberam o Programa Garantia-Safra durante os dois mandatos do ex-prefeito, que não passou de 500 agricultores. Isso mostra que, o então prefeito de Coroatá não tinha interesse e, nem tampouco, o compromisso em estender este benefício aos agricultores coroataenses devido a uma política totalmente inadequada, fora do eixo e da realidade pela qual o agricultor passa em todo o país.

 
Para Agerp/Cocais

Para tanto, "está sendo entregue também aos agricultores, 1.869 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs). De acordo com a determinação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mediante as parcerias firmadas entre o Governo do Estado, através de uma ação conjunta dos técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP/MA)", segundo o Gestor da Agerp/Cocais, Márcio Antônio Santos Alves, afirmou. 
O Gestor da Agerp/Cocais informou ainda sobre o cálculo em que define o valor do Garantia-Safra, "que é a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS, que são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra. O valor atual a ser pago pelo recebimento de cada parcela é de R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais)".
Entrega dos boletos aos agricultores
 

Os boletos serão entregues no Centro Comunitário, a partir da 07:00h30, do dia 26 de novembro e vai até dia 02 de dezembro de 2013. É necessário que todos os agricultores levem o seu documento de identidade (Carteira de Identidade). Atualmente, o município de Coroatá possui cerca de 1.000 agricultores que receberão este benefício do Governo Federal, devido ao esforço da Prefeita Teresa Murad (PMDB), que vem empenhando-se cada vez mais em dar toda assistência à Agricultura Familiar do município.
É importante também salientar que, todos os agricultores se atentem ao prazo e ao vencimento do boleto. Isto é, para a data-limite que é até próxima segunda-feira (02), dentro do horário de verão, para o pagamento do respectivo boleto, a fim de terem o direito garantido para o recebimento deste benefício do Programa Garantia-Safra (GS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.