O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA), Jorge Fortes, assinou no início desta semana, Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretária-Adjunta de Projetos Especiais (Sape), Conceição Andrade, para o desenvolvimento de ações voltadas para a qualificação social e profissional de Jovens e Adultos agricultores familiares em idade entre 18 a 29 anos.
No Termo, a Agerp, terá a responsabilidade de acompanhar o processo, zelando pelo seu cumprimento, definindo equipes para prestar assistência técnica às turmas nos municípios onde será implantado o Programa ProJovem Campo/ Saberes da Terra; Acompanhar os alunos jovens e adultos agricultores, durante o processo de formação continuada, em todas as etapas da execução dos projetos e apurar responsabilidade de seus agentes, quando necessário, em razão do descumprimento ou cumprimento irregular do presente Termo.
O programa será executado também pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Serviço de apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na oportunidade, as entidades foram representadas por Valdemício Ferreira de Sousa (Chefe Geral da Embrapa Cocais) e Simone Macieira, (diretora superintendente do Sebrae- MA).
O Termo possibilita que alunos do Programa a ProJovem Campo/ Saberes da Terra, tenham acesso por meio de transferência de tecnologias agropecuárias e assistência técnica, definindo responsabilidades, ações e estratégias de execução.
ProJovem
O programa ProJovem Campos/Saberes da Terra é um programa federal desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, (MEC), SEDUC, prefeituras, Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Movimentos Sociais do campo regido pela resolução 45/2009, cujo objetivo é ofertar a escolarização em Ensino Fundamental.
A parceria entre os órgãos atuará em 44 escolas de 38 municípios, qualificando um total de 1.566 alunos em 57 projetos profissionalizantes de produção alternativa de alimentos e suinocultura.
Entre as ações do programa está prevista a assistência técnica e profissional ao aluno e sua família; formação continuada; acompanhamento técnico-pedagógico; aquisição e distribuição de material didático específico; contratação de professores do núcleo comum e de ciências agrárias.
Os alunos assistidos pelo Programa, receberão juntamente com a sua família, assistência técnica e profissional, formação continuada, acompanhamento técnico-pedagógico, aquisição e distribuição de material didático específico e contratação de professores do Núcleo.
Para a coordenadora do Sape, Conceição Andrade, a Agerp vai cumprir um papel fundamental de assistência técnica aos alunos envolvidos no processo em todo o estado. “É uma satisfação enorme ter a Agerp como parceira nesse trabalho”, disse ela.
Para o presidente da Agerp, Jorge Fortes, a assistência técnica e a educação são essenciais para a mudança para que haja mudança na realidade.
“Sinto-me satisfeito, como presidente da Agerp, em participar de um projeto tão amplo e inclusivo como esse. Certamente, a assistência técnica e a educação trarão resultados promissores a este estado”, concluiu ele.
Texto: Leocândida Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário