Pages

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Maranhão registrou queda de 35% na mortalidade materna

Ricardo com Min. da Saúde A. Padilha
Estes são dados publicados pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB). Ele disseminou que, "de janeiro a setembro de 2011, o Estado contabilizou 70 óbitos de mulheres decorrentes de complicações na gravidez e no parto, 37 casos a menos do que foram registrados no mesmo período do ano anterior".

- O Maranhão, segundo Ricardo, acompanha a tendência de queda detectada no Brasil em 2011, primeiro ano de funcionamento do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Como disse o secretário, a redução de 35% no Maranhão ( Brasil 21%) ocorreu sem nenhum incentivo fruto da Rede Cegonha que agora está sendo implementada. "Acredito que a redução será bem mais expressiva. O Programa Saúde é Vida que estamos implantando em todo o estado desde 2009 é o mais ousado e abrangente dentre todos do País. E os resultados estão aparecendo e com muita qualidade", argumentou.

O secretário citou que "no Brasil, entre janeiro e setembro do ano passado, foram registrados 1.038 óbitos maternos, o que representa redução de 21% em comparação ao mesmo período de 2010, quando 1.317 mulheres morreram por estas causas".

Foi dito que a Rede Cegonha já destinou investimentos federais R$ 2,5 bilhões para qualificar a assistência à mulher e ao bebê. "O estado do Maranhão está elaborando o plano de ação da Rede Cegonha. No entanto, três municípios já receberam recursos para qualificar o atendimento pré-natal", frisou Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.