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quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mais de 300 mil estudantes serão avaliados no Maranhão por meio do SAEB/2013


Com o propósito de assegurar a qualidade na avaliação de 325.356 estudantes do Maranhão no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB 2013), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), realizará nesta sexta-feira (18) e sábado (19) no Hotel Veleiros, capacitação para os colaboradores (profissionais da educação com formação superior) que atuarão como sub coordenadores e coordenadores de pólos de aplicação dos testes no estado.

O SAEB tem como objetivo oferecer subsídios concretos para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas voltadas para a educação básica. Além de fornecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes nas diversas áreas e anos avaliados. Será aplicada em todo Brasil no período 11 a 21 de novembro. No Maranhão 3.930 escolas nos 217 municípios do estado estarão participando da avaliação.

 Segundo a Supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires, as avaliações asseguram acesso e efetiva aprendizagem. "As avaliações de larga escala da educação básica, desempenham o importante papel de assegurar que o acesso do estudante ao conhecimento seja acompanhado da garantia ao direito a uma efetiva aprendizagem em todos os níveis de ensino", ressaltou.

           O Sistema de Avaliação é composto por três julgamentos externos em larga escala: Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC/Prova Brasil) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). O trabalho tem como objetivo analisar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a universalização do acesso à escola.

A metodologia das avaliações é aprimorada a cada novo ciclo (bienal) e tem possibilitado a sua comparação com a metodologia estatística específica, denominada Teoria de Resposta ao Item-TRI, processo que coopera para a eficiência do diagnóstico. As médias de desempenho do SAEB, também, constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, ao lado das taxas de aprovação.

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