Pages

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um novo cenário para as eleições no Maranhão…

http://www.marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2013/11/luis-fernando2.jpg

A chegada de 2014 abriu a temporada de especulações sobre o cenário das eleições estaduais de outubro.
E dentre tantos, um destes cenários, especulado tanto por membros do governo quanto pelos da oposição, chamou a atenção deste blog.

Trata-se de um quadro com quatro candidaturas principais, forçado, segundo estes observadores, pelas patacoadas de Flávio Dino (PCdoB), pela crise no sistema de Segurança, que atinge o governo, e também pelo cenário das candidaturas presidenciais.


http://www.netoferreira.com.br/wp-content/uploads/2013/10/flavio-carrancudo.jpg
                                                   Flávio Dino terá que se render ao PDT

Teria-se, então, a candidatura de Luis Fernando Silva (PMDB), apoiada pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que permanecerá no cargo, e com um grupo de mais de 15 partidos; o vice será do PT, que poderá indicar também um candidato a senador, ou ceder a vaga a outro partido, como PTB ou PV.

Neste cenário, a candidatura de Flávio Dino terá o apoio oficial apenas do PDT, que indicará o vice, já que o PSDB não ficará com o comunista por conta da conjuntura nacional.

Neste caso, o candidato a senador na chapa de Dino será o deputado federal Domingos Dutra (SDD), já que o PSB também deixará a coligação.


Por esta análise, o PSB coligará com a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), indicando o vice e a candidatura a senador do vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha, que se tornaria fortemente competitiva.


                           
E o PSDB, proibido de coligar com Flávio Dino e sem condições de formar aliança com o PMDB de Luis Fernando, lançará ninguém menos do que o ex-prefeito João Castelo, numa candidatura própria já defendida abertamente pelo deputado estadual Neto Evangelista.

A candidatura de Castelo, além de fortemente competitiva, sobretudo diante das dificuldades administrativas do atual prefeito Edivaldo Júnior (PTC), pode garantir também a legenda necessária à eleição dos atuais parlamentares do partido.

Como se vê, o quadro eleitoral de 2014 ganha contornos mais nítidos à medida que se aproxima a data das convenções.

E poderá guardar fortes surpresas de última hora…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.