Pages

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Exame confirma crescimento do Maranhão e dá razão à fala de Roseana sobre enriquecimento do estado…

Por Marco D’Eça

Roseana em inauguração de investimentos no estado
Roseana em inauguração de investimentos no estado
A fala da governadora Roseana Sarney (PMDB) – atribuindo o crescimento do número de marginais no estado ao fato de o Maranhão estar mais rico – foi duramente criticada, e até ridicularizada por setores oposicionistas politicamente interessados.
Mas pelo menos uma publicação especializada deu razão à governadora, no que diz respeito ao crescimento econômico.
- Roseana não mente: o Maranhão é mesmo a 16ª maior economia do Brasil. O problema é que, diante de seus 6,7 milhões de habitantes (o 10º estado mais populoso do país), cai para a 26ª posição – a penúltima, como visto – em PIB per capita, uma maneira mais justa de avaliar riqueza ou pobreza -explica a revista Exame.
Em síntese: o Maranhão não é mais o estado mais pobre da federação, mesmo se avaliando pela ótica do PIB per capita – como acha mais justo a Exame – e é, de fato, o 16º maior economia do país.
- Em 2011, o crescimento [do Maranhão] foi de 10,3%, enquanto o PIB nacional, na mesma época, subiu 2,7% - atesta a revista Exame. (Leia a íntegra da matéria aqui)
São fatos, como mostram publicações especializadas e distante do fator emocional que movimenta o debate político no estado.
E contra fatos não há argumentos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.