Pages

terça-feira, 25 de março de 2014

Agerp realiza visita técnica na comunidade Sapucaia em São João dos Patos


A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), promoveu esta semana, visita técnica no povoado Sapucaia, no município de São João dos Patos, cerca de 540 quilômetros de São Luís.

Na ocasião a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) foi entregue pelo presidente da Agerp, Jorge Fortes ao agricultor Francisco Barbosa, 65 anos, assistido pela Agerp em seu plantio de arroz, milho, feijão, mandioca e, agora, hortaliças, como couve, coentro, cebolinha, alface e outros.

Além do presidente, se fizeram presentes no evento a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Thelma Aragão; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Wellington Matos; coordenadores, gestores regionais de São João dos Patos, Presidente Dutra, Codó, Pedreiras, Timon e Caxias, além de agrônomos e técnicos do órgão. Participaram também o secretário de Agricultura do município, Ednaldo Quirino, a secretária de Meio Ambiente, Venúzia Carvalho; representantes da Câmara Municipal, convidados e moradores da comunidade.

A iniciativa do gestor regional de São João dos Patos, Ivo Marques Bezerra integrou a programação do Seminário de Gestores Regionais promovido pela Agerp, que acontece desde o início do mês em diferentes regiões, cujo principal objetivo é discutir juntamente com a diretoria, o planejamento de ações para 2014.

Os encontros regionais permitem maior comprometimento da equipe no processo de assistência técnica ao homem do campo, seja na retirada de DAPs, quanto na prestação de assistência técnica com aplicação de tecnologias na produção de alimentos que asseguram melhoria da qualidade de vida ao agricultor familiar.

Parceria

“Queremos agradecer a Francisco Barbosa e dizer que foi por ele possuir uma visão diferente, que permite implementar plantios diferenciados para obter maior renda o que nos trouxe aqui”, disse  o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

Segundo ele, de posse da DAP, o agricultor poderá investir muito mais em seu negócio, avançar e vencer muito as dificuldades das quais fazem parte o processo de plantar, cultivar e colher.

O secretário de agricultura de São João dos Patos, Ednaldo Quirino destacou a parceria com a Agerp, não somente na plantação de hortaliças, mas também na implantação da Unidade de Criação de Caprinos e na capacitação dos criadores e produção de artesanato por meio de bordados.

“A parceria com a Agerp é a melhor possível. Por meio dela, temos aplicado tecnologia na plantação de hortaliças e melhorado a renda de nossos agricultores familiares”, disse Quirino, satisfeito.

Emocionado, o agricultor familiar, Francisco Barbosa, disse ter melhorado de vida com a assistência da Agerp.  “Minha vida começou a mudar a partir da produção dos canteiros, agora vou investir mais ainda em tecnologia e em novos projetos”, destacou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.