Pages

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Roseana leva Itinerante a Mirinzal e Cedral nesta quarta-feira (21)


Mais dois municípios da Baixada Maranhense serão contemplados com as ações do Governo Itinerante nesta semana. Na 12ª etapa do programa, a governadora Roseana Sarney estará, nesta quarta-feira (21), em Mirinzal e Cedral.

“Será mais uma etapa de trabalho e ações na Baixada, sempre com uma grande receptividade da população que, assim como nas outras regiões, reconhece a importância dessa iniciativa”, declarou a governadora.

Essa será a segunda viagem consecutiva do Itinerante à região. “Na etapa passada, levamos as ações aos municípios de Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Sarney e Pedro do Rosário. Fico feliz em retornar a Mirinzal e Cedral”, afirmou. Nas visitas, Roseana Sarney estará acompanhada de comitiva de deputados, secretários, prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças da região.

Secretarias e órgãos integram o mutirão de serviços, em áreas como saúde, agricultura, educação e cidadania, que também serão levados aos dois municípios nesta etapa. A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizará serviços de Vigilância Epidemiológica, destacando a vacinação e atualização do calendário de vacinal de crianças, adultos e idosos.

Também haverá assistência em clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo exames de glicemia, colesterol total e PSA.

Durante o Itinerante, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) vai entregar a produtores rurais dos municípios a Declaração de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O documento possibilita o acesso ao crédito e o incremento da produção.

Os moradores das duas cidades também serão beneficiados pelos serviços oferecidos no caminhão do Viva Cidadão. No local, será feita a expedição de documentos, como Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor. Além disso, órgãos como a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) esclarecerá a população.

Mais serviços

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma) realizará, por meio de questionário, o mapeamento das atividades artístico-culturais existentes no município, propiciando um pequeno sistema de indicadores culturais. Também oferecerá assessoramento quanto à gestão, organização e dinamização das bibliotecas públicas municipais.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoverá Curso de Multiplicadores Ambientais, ações de sensibilização ambiental, voltadas à comunidade e mutirão de limpeza de ambientes naturais (rios, parques, praças, áreas verdes, lagos ou lagoas).

Vale destacar que, no município de Cedral, a governadora se reunirá com os integrantes do Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense/ Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás). O objetivo é conversar sobre as demandas das cidades que integram a entidade, composta por Apicum-Açu, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Bacuri, Cururupu, Guimarães, Central do Maranhão e as duas visitadas pelo Itinerante.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.