Pages

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Governadora Roseana inaugura Hospital de 20 leitos em Matinha


Nesta terça-feira (13), a governadora Roseana Sarney, acompanhada de seu secretariado, estiveram em Matinha, onde deram início a mais uma etapa do Governo Itinerante, que dessa vez visita municípios da baixada maranhense. Em Matinha, a caravana inaugurou mais um hospital de 20 leitos construído pelo Programa Saúde é Vida. A governadora aproveitou ainda para conferir de perto as atividades do Governo Itinerante no município, como a emissão gratuita de documentos e os mutirões na área da saúde. Ainda nesta terça, a comitiva estará em Olinda Nova do Maranhão, onde realiza mais ações.

Durante a inauguração, a governadora Roseana Sarney falou sobre essa edição do Governo Itinerante. “Estamos reiniciando o Governo Itinerante aqui na baixada maranhense, já com a entrega do hospital de Matinha que vai beneficiar toda a região. Estamos fazendo também parceria com o prefeito do município para recuperação de vias; realizando os mutirões de saúde e entregando os DAPs (Declarações de Aptidão ao Pronaf) para agricultores rurais. Além disso, estamos autorizando o projeto dos Diques da Baixada, que em seguida, devem entrar em fase de concorrência”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, frisou que, além deste hospital em Matinha, o Governo do Estado planejou uma rede integrada de saúde que vai funcionar na região, com dois hospitais gerais e um Hospital de Alta Complexidade em Pinheiro, que devem facilitar a dinâmica da saúde pública nos municípios da baixada. “Começa agora uma rede de assistência integrada que foi planejada para atender toda a baixada maranhense. Foi pensada uma rede que vai do atendimento básico, até a alta complexidade para atender essa região que é de difícil deslocamento. Estamos fazendo um Hospital de Alta Complexidade em Pinheiro, e fazendo mais 11 hospitais iguais a este de Matinha em toda a baixada maranhense para suprir a extensa demanda da saúde na região”, frisou o secretário.

Ações

Na área de saúde foram ofertados serviços diversos. Na lista, consultas em clínica médica e pediátrica; preventivo de câncer ginecológico – Colpocitologia Oncótica; e atendimento de Laboratório de análise clínica: glicemia, colesterol total e PSA.

Produtores do município receberam da governadora Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e kits de irrigação. O objetivo é incrementar a produção na região.

A cidade também foi beneficiada com a chegada do caminhão do Viva Cidadão. Entre os serviços, a expedição de documentos, como Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor. No local, órgãos como a Gerência de Defesa e Proteção do Consumidor também fará atendimento para esclarecer a população.

Ainda nesta terça-feira (13), a caravana estará em Olinda Nova do Maranhão, e na quarta-feira (14), o Governo Itinerante visita os municípios de Presidente Sarney e Pedro do Rosário, também na Baixada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.