Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comissão Intergestores Bipartite aprova redes de saúde para 3 regiões



As Redes de Atenção às Urgências, Cegonha e Psicossocial das Regiões de Caxias, Presidente Dutra e Pinheiro foram aprovadas, nesta segunda-feira (26), na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em São Luís. As redes permitem um incremento nas áreas técnicas e de recursos financeiros do Governo Federal para as regiões. O subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, que presidiu a reunião, falou que o momento é histórico para a saúde do Maranhão.

A Rede Cegonha organiza a assistência a mulher e a criança, desde o pré-natal até o parto de alto risco; a Rede de Urgência trata da urgência nos municípios; e a Rede Psicossocial organiza o atendimento ao paciente que necessita de assistência psicossocial e ao usuário de drogas.

O secretário de saúde de Caxias, Domingos Vinicius, parabenizou o grupo condutor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério da Saúde na conclusão dos projetos das redes. Ele destacou a importância da integração entre Estado, Cosems e Ministério da Saúde.

A CIB aprovou o Programa Saúde da Família em Boa Vista do Gurupi e Afonso Cunha e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF I) dos municípios de Buritirana, Campestre do Maranhão, Lago da Pedra, Mirador, São João do Sóter e Senador La Rocque; e NASF 2 dos municípios de Governador Archer e Presidente Médici.

Foram aprovados, entre outros projetos, a Programação Anual de Vigilância Sanitária (VISA) 2013 dos municípios de Bacabeira, Loreto, Monção, Nova Colinas, Parnarama e Presidente Sarney. O Programa de Saúde Bucal do Município de Humberto de Campos e o de Agentes Comunitários de Saúde de Conceição do Lago Açu também foram aprovados no encontro de secretários municipais de saúde.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.