Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governo Itinerante leva ações a São João Batista


Encerrando o primeiro dia de atividades da 13ª etapa do Governo Itinerante – a terceira consecutiva na região da baixada maranhense -, nesta terça-feira (27), a governadora Roseana Sarney e sua comitiva de governo chegam ao município de São João Batista, onde estão sendo oferecidos serviços e realizadas ações em diversas áreas, como educação, agricultura familiar, saúde, cidadania, segurança pública, entre outras.

Dando continuidade à agenda de trabalho iniciada em São Vicente Ferrer, que contou com a inauguração de um Centro de Saúde, entrega de Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs do Pronaf) para pequenos produtores; acompanhamento das ações sociais de governo; e encontro com lideranças políticas locais (que resultou no anunciou de obras de pavimentação de vias e de conclusão de escolas), em São João Batista a governadora e seu secretariado repetem o roteiro de atuação que Governo Itinerante vem desempenhando em todas as cidades por onde passa.

SERVIÇOS

Agricultura familiar

Durante o Governo Itinerante haverá entrega de DAPs do Pronaf, beneficiando agricultores familiares, que passam a ter acesso ao crédito para melhorar a produção. A unidade móvel do Viva Cidadão vai disponibilizar a emissão de documentos diversos, a exemplo de Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor Carteira de Trabalho.

Saúde

Haverá ações de Vigilância Epidemiológica, destacando atualização do calendário de vacinação de crianças e adultos. Também será disponibilizada pela Secretaria de Estado e Saúde (SES) assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.

Segurança

No campo da Segurança, o Corpo de Bombeiros promoverá palestras sobre atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros; combate a incêndio, vazamento de GLP (gás de cozinha) e acidentes domésticos; vistorias técnico-educativas em edificações diversificadas. Os militares também repassarão informações básicas na área operacional para que os participantes possam atuar minimamente em ocorrências com vítimas.

Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferecerá capacitarão de agentes de bibliotecas e gestores das escolas das redes estadual e municipais de ensino das cidades visitadas. Serão ministrados dois cursos de 12 horas em cada cidade, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realizará curso de multiplicadores ambientais, com o intuito de fortalecer e ampliar a cidadania e de conscientizar os moradores. Também vai promover ação para sensibilização, com palestras educativas para a comunidade, e mutirão de limpeza de ambientes naturais (rios, parques, praças, áreas verdes, lagos ou lagoas).
Nesta quarta-feira (28), a comitiva estará nos municípios de São Bento e Peri-Mirim.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.