Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governadora entrega Centro de Saúde e leva ações a São Vicente Ferrer


A governadora Roseana Sarney abriu a 13ª etapa do Governo Itinerante, nesta terça-feira (27), no município de São Vicente Ferrer, que na data comemorou 157 anos de emancipação. Acompanhada da prefeita Maria Raimunda Araújo e sua comitiva, a governadora Roseana iniciou a agenda participando da inauguração do Centro de Saúde Ana Campos Mendes, onde também foram realizados os atendimentos do Itinerante na área de saúde.

“Quero parabenizar a cidade pelos avanços alcançados e dizer que a parceria entre o governo e o município vai continuar trazendo mais serviços e obras para São Vicente Ferrer. As ações do Itinerante são sempre bem recebidas pela população por onde passamos. Aqui nesse centro de saúde, por exemplo, as pessoas estão fazendo consultas em diversas especialidades, fazendo exames e atualizando a vacinação das crianças”, declarou a governadora, que na cidade também entregou Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ração de engorda para peixes a agricultores.

No Centro de Saúde Ana Campos Mendes, também foram disponibilizados ações de vigilância epidemiológica, com atualização do calendário de vacinação de crianças, adultos e idosos. E, ainda, assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica) e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.
A prefeita Maria Raimunda Araújo, agradeceu a presença da governadora nas comemorações de aniversário da cidade e disse que é muito importante contar com a parceria do Governo do Estado, desenvolvendo trabalhado conjunto para o bem dos moradores da cidade. “Estamos recebendo apoio para melhoria das vias urbanas, de estradas vicinais, além de outros benefícios que vão atender as solicitações da nossa população”, afirmou.

A partir dos diálogos com a prefeita de São Vicente Ferrer, Maria Raimunda Araújo Sousa, a governadora anunciou obras de pavimentação em vias públicas e estradas vicinais, além da conclusão das obras nas escolas estaduais e no ginásio do município.

“Hoje estamos fazendo uma homenagem a São Vicente Ferrer pelo seu aniversário, e vamos entrar na reunião de trabalho com a prefeita de São Vicente Ferrer. Mas a princípio acertamos melhorar as estradas vicinais e vamos concluir também as obras nas escolas”, destacou a governadora Roseana.

A comitiva da governadora reuniu os secretários de Estado Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Claudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Clodomir Paz (Programas Especiais), Dayvson Franklin de Sousa (Pesca e Aquicultura), Pedro Fernandes (Educação), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária); os deputados estaduais Edilásio Júnior e Jota Pinto, além de prefeitos, ex-prefeitos e outras lideranças regionais.

DAPs

Na Praça de Eventos de São Vicente Ferrer, a governadora Roseana Sarney conferiu as ações de cidadania realizadas na unidade móvel do Viva Cidadão, como a emissão de documentos, Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor Carteira de Trabalho. No local, ela fez a entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo a governadora, já foram entregues mais de 15 mil DAPs nas edições do Itinerante. “Somente em São Vicente Ferrer, são 600 DAPs, priorizando as comunidades quilombolas”, ressaltou.

Para o gestor regional da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural de Viana, Marlúcio Mendonça, as DAPs garantem acesso a programas do Governo Federal considerados essenciais para os pequenos produtores. “Eles têm condições de garantir financiamento agrícola e acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros, o que tem sido fundamental para as comunidades quilombolas dessa região”, destacou.

O presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Santa Rosa, José Martins Pacheco, afirmou que as DAPs estão mudando a vida dos pequenos produtores rurais. “Somente para a nossa comunidade são 45 declarações que vão ajudar demais a mudar a vida das famílias que precisam de moradia, já iniciamos a construção de 25 unidades, agora, teremos condições de conseguir financiamento para outras 45 casas”, declarou.

Aquicultura

A governadora Roseana Sarney também destacou o Viva Aquicultura, programa que está garantindo apoio aos pescadores maranhenses. “A meta é distribuir 60 toneladas de ração de engorda para peixes até o final do ano, beneficiando 40 municípios que tradicionalmente trabalham com a pesca”, revelou a governadora.

Roseana Sarney ressaltou a importância de formalizar parceria com os municípios visando o fortalecimento da produção da agricultura familiar e da pesca. “Estamos orientando as prefeituras para que adquiram a produção e abasteçam os hospitais, a merenda escolar e outros espaços públicos com a produção local da agricultura familiar”, assinalou.

Segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin de Sousa, o programa piloto deste ano deve garantir uma média de meia tonelada de ração de engorda de peixe. “Nossa expectativa é de expandir o programa em 2014 que terá três etapas, a primeira será a distribuição de ração de alevinos, a segunda será de ração para crescimento e a terceira, de ração para engorda”, explicou.

A expectativa é de que, nas próximas semanas, também sejam iniciadas as ações do Viva Pesca, programa que vai garantir kits de pesca para os pescadores e que será desenvolvido paralelamente ao Viva Aquicultura. De São Vicente Ferrer, a governadora seguiu para São João Batista.

São João Batista

Ainda nesta terça-feira (27), a caravana estará em São João Batista. No município, além das ações sociais de governo, está programada visita à Casa de Cultura José Adriano Costa, que no passado foi morada da família da governadora, e após doação ao Município, virou espaço de visitação aberto ao público.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.