Pages

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Estado e Prefeitura de Imperatriz entregam títulos de regularização de imóveis



O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou da solenidade de entrega de 500 títulos definitivos de propriedades que estava em áreas irregulares em Imperatriz. O trabalho é resultado de parceria entre os governos municipal e estadual. A solenidade, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), contou com a presença de autoridades políticas, institucionais e comunitárias das áreas beneficiadas, além de secretários municipais e vereadores.

Luís Fernando lembrou que ao longo de sua carreira pública já participou e gerenciou vários projetos de regularização habitacional e construção de casas populares. Ao todo foram de 26 mil residências construídas em todo Maranhão.

O ato representa a realização de um sonho dos moradores que há décadas desejam residir em uma casa própria e regularizada. Dados da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária dão conta que 75% das residências em Imperatriz não possuem título definitivo de propriedade. “Estes são os primeiro 500 títulos de milhares de propriedades que vamos regularizar em todo o município”, ressaltou o prefeito Sebastião Madeira.

Os moradores beneficiados não conseguiam esconder a alegria de está agora com sua residência regularizada. Antônio Diomar foi um dos contemplados. O morador do bairro Bacuri há 20 anos espera a regularização do imóvel. “E uma satisfação imensa que recebo este título, porque estamos há vários anos batalhando por isso. Agora chegou a oportunidade que nós esperávamos. Esse sonho de 20 anos está sendo realizado”,

Em Imperatriz, o Governo do Estado, em parceria com o município, entregará, em setembro, 1300 títulos definitivos para os moradores da região Vila Cafeteira. “Todas as famílias da Vila Cafeteira poderão dizer que aquele pedação de chão tem dono. Este é um trabalho de resgate da cidadania, de reconhecimento de direitos daqueles que ocupam um pedaço de chão que é público e agora o governo vem garantir essa cidadania a sociedade imperatrizense”, afirmou Luis Fernando.

De acordo com o secretário, o principal benefício para os moradores segurança com a regularização da propriedade proporciona. “Nós estamos dando a escritura para que cada um seja dono de direito do seu pedaço de chão e possa utilizar a escritura para garantia da família, para garantir empréstimos bancário pra melhorar, ampliar suas casas. E será um patrimônio eterno da família e isso nos dá uma alegria muito grande. Afinal de contas, nossa missão é essa realizar benefícios pra população”, destacou.

Luis Fernando ressaltou que o está acontecendo em Imperatriz, será levado para todas as cidades do Maranhão que apresentam a mesma situação de áreas irregulares. O que demonstra o compromisso do governo com o bem-estar da população. “Mais uma vez a parceria governo do estado e governo municipal mostra ao maranhão que os homens públicos têm que ter acima de tudo a responsabilidade com a cidadania e muito menos preocupação de ordem eleitoral”.

O trabalho na Vila Cafeteira é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e Empresa Maranhense de Administração e Recursos Humanos e Patrimônio (Emarhp), com a prefeitura de Imperatriz. O georreferenciamento da área que gerou a planta geral e o memorial descritivo foi concluído no mês de março deste ano. O trabalho seguiu com o cadastro das famílias e está sendo concluído com a entrega dos títulos das propriedades.

Na sexta-feira (2), o secretário Luis Fernando Silva vistoriou o andamento da recuperação da Rodovia MA – 122. Na oportunidade, o secretário visitou os trechos da estrada localizados nas cidades de Buritirana e Amarante. Outra obra inspecionada foi o acesso ao campus avançado da Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.