
OTribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou ontem, por unanimidade de votos, os mandatos do prefeito Geancarlos Oliveira Albuquerque e do vice-prefeito Jefferson Oliveira Nepomuceno, do município de Jenipapo dos Vieira. A decisão, no entanto, não os afasta imediatamente dos cargos. Eles ficarão nos cargos até o julgamento de todos os recursos possíveis, o que incluiu a análise do caso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prefeito e vice-prefeito foram acusados de conduta vedada nas eleições passadas por conta do asfaltamento de ruas e concessão de aumento salarial a professores e agentes comunitário de saúde no período eleitoral. Cabos eleitorais deles comemoravam com fogos de artifício e distribuição de panfletos a chegada do asfalto aos bairros da cidade.
Apesar de no processo ter sido argüida a conduta vedada, a relatora da matéria, juíza Márcia Chaves, enquadrou sua decisão em abuso de poder político e econômico.
Adiamento - O prefeito de São Francisco do Maranhão, Jônatas Alves Almeida (PDT), está muito perto de ter o mandato cassado.
Na sessão do dia 22 de setembro, haviam votado pelo seu afastamento da Prefeitura o relator José Joaquim Figueiredo dos Anjos e o juiz Megbel Abdalla. Naquela ocasião, o processo foi adiado devido a um pedido de vistas de Roberto Veloso. Ontem, Veloso seguiu o entendimento do relator, o que confirmaria a cassação do pedetista já com três votos.
A Corte está incompleta, formada por apenas seis membros - a presidente Nelma Sarney não vota - desde a saída de Carlos Santana. O novo integrante do TRE será definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, o juiz Megbel Abdalla voltou atrás em seu voto e pediu vistas do processo, mesmo sendo o revisor da matéria. Jônatas Almeida é acusado de doação de dinheiro, bomba de poço, caixa d'água e sacos de cimento aos eleitores. Pior: em gravação que consta dos autos, ele confessa ter desviado parte do R$ 1,5 milhão de convênios recebido do governo Jackson Lago (PDT).
Do Jornal O Estado do Maranhão de 07/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário