Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

E agora, Flávio Dino? São Luís, capital do Estado do Maranhão é reconhecida como a 21ª cidade mais violenta do mundo!!!

Imagem/luiscardoso.com.br
Por IDALGO LACERDA - A pesquisa fora levantada e apontada por uma ONG, cujos dados mensurados têm como base aferida o índice de violência apurado em relação ao ano de 2015.

Assim coloca por terra o discurso cheio de bazófia e empáfia do Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Jefferson Portela. Que diante das câmeras de televisão e dos microfones de rádio diante da mídia estadual e nacional arrota com arrogância ao tentar passar a ideia de que a violência no Estado está sob total controle e que há investimentos quanto ao reaparelhamento, contratação e treinamento de novos agentes públicos para desempenharem cargos e funções nas instituições que integram o já reconhecido, falido e sucumbido sistema de segurança pública do Estado.

Como já divulgamos e, ao mesmo tempo reafirmamos o Governador Flávio Dino (PCdoB) alardeia que houve uma drástica redução extraordinária de mais de 60% no índice de criminalidade em todo o Maranhão em 2015. O que não é verdade. São Luis continua uma cidade violenta e perigosa para se viver e para o turista passear à época de férias. Se analisarmos a violência que campeia no Interior do Estado, a coisa piora muito! Quando todos os tipos de crimes acontecem de quaisquer ordem e natureza!!!

Dentre o ranking levantado pela ONG, a primeira cidade brasileira colocada entre as 21 cidades mais violentas do mundo é Fortaleza, capital do Estado do Ceará, ocupando o 12º. Em seguida vem Natal/RN, em 13º, Salvador/BA, em 14º e João Pessoa é o 16º lugar.

Esta avaliação prevalece para as cidades que possuem acima de 300 mil habitantes. Enquanto que, as cidades que têm até 300 mil habitantes estão incluídas as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Campos dos Goytacazes.

O que nos impressiona é que do total das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, 41 delas ficam localizadas na América Latina. O que e bastante curioso, é que desse total 21 delas estão no Brasil.

O estudo é feito com base em dados oficiais ou de fontes alternativas, como ONGs. A metodologia é explicada, país por país.

A taxa média brasileira é de 45,5 homicídios para cada 100 mil habitantes. Conforme, levantou a ONG ainda é uma taxa bastante alta.

Por fim, a ONG fez cálculo com base em dados de taxas de homicídio em 2015. A lista inclui cidades com 300 mil habitantes ou mais e exclui áreas de guerra. Contudo, a guerrilha urbana disputada ente as Polícias Civil e Militar no combate contras as organizações criminosas, elevam essas taxas. O que inclusive, por questões de ações em repressália ao narcotráfico que mata muito mais pessoas do que nos países que vivem em constante estado de guerra civil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.