Foto: Idalgo Lacerda |
Enquanto que em Teresina existem apenas um total de 80 leitos de UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender todo o Estado do Piauí. O que não atende o número previsto pela ANVISA, que determina o número de no mínimo de 246 leitos de UTIs. Como por exemplo, o número de UTIS que existem em Teresina não dá nem para atender a população teresinense que é de 814.439 mil habitantes. Dados levantados pelo último senso de 16 de agosto de 2012.
Para atender todo o Estado do Piauí, a rede hospitalar teria que ter no mínimo 950 leitos, incluindo, até as UTIs. As cidades de Piripiri, Picos, Parnaíba e Floriano possuem juntas apenas 24 leitos de UTIs.
Segundo Portaria do Ministério da Saúde (MS) de nº 1101/GM - de 12 de junho de 2002, seriam necessários em cada estado, cerca de 1 a 3 leitos de UTIs para cada 10 mil habitantes! Só na Capital o déficit é alarmante!!!
Arquivo-SES |
Traduzindo estes números, o município de Coroatá está acima de todas as expectativas estimadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Inclusive, até ultrapassando outras grandes capitais e cidades brasileiras no quesito de Unidade de Terapia Intensivas estruturadas (UTIs), para oferecer suporte aos procedimentos de alta complexidade.
Se levarmos em conta o número de leitos, de acordo com o número de habitantes, isso significa dizer que, o município de Coroatá tem amplamente um maior número de leitos de até UTIs doze vezes mais que a vizinha Capital do Piauí, simplesmente para atender o número de pacientes do município e região que destes leitos vierem necessitar em caráter de urgência e emergência!!!
Foto: Blog do Carlos Filho |
E, portanto, isso não pode se acabar assim de uma hora para outra por causa de interesses políticos contrários que de agora em diante, tentam a todo custo sucumbir com este belíssimo trabalho focado para a saúde do ovo maranhense que demandou cerca de cinco anos. Iniciado em 17 de abril de 2009 e findo em 31 de dezembro de 2014.
Tem-se que entender e saber de uma vez por todas, que o ente Estado é uma pessoa de Direito Público, apesar de vir a ser ocupado o seu cargo por uma pessoa física. O que faz compreender entre os homens civilizados e de bem que as ações são todas voltadas para a prestação de serviços continuadas. Não se pode parar um projeto só porque mudou-se a bandeira política!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário