Pages

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Em São Luís, pacientes que fazem hemodiálise enfrentam dificuldades


Olha aí, Fkávio Dino?!?


Denúncias apontam que prédio não tem refrigeração em enfermarias
 Pacientes ficam com poucas roupas e usam ventiladores levados por família.
 
Do G1 MA
Pacientes que fazem hemodiálise denunciam as dificuldades de atendimento no Instituto Maranhense do Rim, localizado no bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís. Vídeos feitos por funcionários e pacientes mostram alguns problemas enfrentados no tratamento.

Nas imagens é possível ver que todos os aparelhos de ar condicionado da ala não funcionam e que os pacientes usam ventiladores para amenizar o calor durante as quatro horas de tratamento. No vídeo é possível ainda ver enfermeiras socorrendo um homem que passou mal por conta do calor.

A hemodiálise é o tratamento feito através de uma máquina que filtra o sangue do paciente e retira as impurezas. Ela funciona como um rim artificial em pessoas com complicações renais. As sessões chegam a até quatro horas de duração e são realizadas três vezes por semana.
“As cadeiras estão quebradas, não descem mais, nós não temos o campo que protege a fístula. Parece que o pessoal só presta atenção quando morre alguém. Não tem estrutura nenhuma aqui”, relata um paciente que preferiu não se identificar.

Outro paciente, que também não quis revelar sua identidade, reclama do calor na unidade. “Começa a subir a pressão, começa a dar calor e aí vem as complicações. E o calor vem e às vezes a pessoa fica desesperada”, afirma.

O Instituto Maranhense do Rim é uma das unidades que oferecem gratuitamente o tratamento para 20 pessoas por turno.
Ao G1 Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esclarece que o Instituto Maranhense do Rim não é unidade própria do Município, e sim contratado para prestar serviços de hemodiálise. A Semus ressalta que, mensalmente, o auditor da Secretaria realizada auditoria junto ao referido prestador.

Em relação ao ar condicionado, o Instituto Maranhense do Rim informou à Semus que o problema aconteceu no final do dia 31 (segunda-feira) e que está sendo reparado neste feriado (dia 2), até às 18h, pois a realização do conserto só pode ser feita sem a permanência de pacientes no local. Por fim, a Semus informa que, nesta quinta-feira (3), vai enviar uma equipe ao lnstituto Maranhense do Rim para verificar as demais condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.