Pages

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Tribunal Regional Eleitoral realiza votação simulada em Caxias


12/08/2016 15h44 - Atualizado em 12/08/2016 15h44
Pleito simulado foi realizado nesta sexta (12) pelos funcionários do TRE.

Justiça Eleitoral está cumprindo um cronograma nas cidades do Maranhão.

Do G1 MA, com informações da TV Miran

Caxias, a 360 km de São Luís, é um dos 44 municípios do Maranhão que vão ter eleição biométrica este ano. Durante toda a manhã desta sexta-feira (12) os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizaram uma votação simulada na cidade para testar se os eleitores já sabem utilizar o novo sistema.

A autônoma Edmara Kessia do Nascimento fez uma pausa no trabalho para conhecer como funciona a votação pelo sistema biométrico. Ela quer ter mais segurança no dia do pleito. “Eu estou votando, testando a biometria e está indo tudo bem”, revelou.

São quatro tentativas de reconhecimento da digital. As dúvidas de mesários, dos eleitores e até o jeito de posicionar o dedo na máquina são esclarecidos por Gualter Lopes, secretário de Tecnologia da Informação do TRE. “Essa oportunidade que os mesários adquirirem essa habilidade de orientar o eleitor no reconhecimento biométrico de modo que não haja problemas de demora no dia dois de outubro nas sessões eleitorais biométricas”, explicou.

A Justiça Eleitoral está cumprindo no mês de agosto um cronograma nas cidades do Maranhão que passaram recentemente pelo recadastramento biométrico. As eleições simuladas já foram realizadas em Imperatriz, Viana. O município de Timon será o próximo a experimentar a biometria.

De acordo com o corregedor do TRE, Raimundo Barros, avaliar os resultados do recadastramento biométrico e dar celeridade ao processo eleitoral são alguns dos objetivos deste trabalho. “Sempre é necessário fazer esse teste, essa eleição simulada em alguns setores para avaliar o resultado dessa biometria e tirar algumas dúvidas que possam ocorrer”, finalizou.

Município de Timon será o próximo a experimentar a biometria (Foto: Reprodução/TV Mirante)Município de Timon será o próximo a experimentar a biometria (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.