GloboNews, revista Veja, blogueiros e analistas de Brasília tratam a liderança do candidato do PMN como uma vitória sobre o candidato do governador Flávio Dino
Os principais veículos de comunicação
do país repercutem, desde a sexta-feira, 14, a virada do deputado
estadual Eduardo Braide (PMN) sobre o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), na
disputa pela Prefeitura de São Luís.
Ainda na
sexta, durante a divulgação da pesquisa Ibope na GloboNews, o jornalista
Gerson Camarotti analisou a virada e apontou que Eduardo tem crescido
por causa da campanha independente que faz, desde o primeiro turno.
A revista
Veja chamou o candidato do PMN de “azarão” e traz ainda um artigo
adicional, com entrevista do cientista político Wagner Cabral, da
Universidade Federal do Maranhão, que aponta o 2º Turno como uma disputa
entre a mídia e a máquina.
–
O prefeito só foi para o debate da Globo e teve uma postura defensiva,
para sair sem grandes perdas. E de fato saiu. O comportamento confuso e a
baixa performance de Wellington permitiram que aparecesse a figura do
Eduardo Braide. Havia a convicção de que ele sairia do patamar de 5%
para 10% ou 15%, mas a coisa tomou um tamanho maior com o boca a boca
sobre o desempenho dele no debate – destacou Cabral. (Leia aqui a íntegra da entrevista)
O site “O Antagonista” – editado pelos jornalistas Diogo Mainard e Mário Sabino – destaca que “o candidato do governador Flávio Dino (PCdoB)” foi ultrapassado. (Leia aqui)
Todos o
veículos nacionais utilizam a contagem dos votos válidos – descartando
“nulos” e eleitores indecisos – para apontar Eduardo Braide com 54% das
intenções de votos, contra 46% de Holandinha.
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