Pages

terça-feira, 3 de junho de 2014

Fisioterapeutas da rede estadual de saúde participam de curso ministrado por equipe do HCor

Fisioterapeuta de Coroatá Rejane Reis em destaque (Fotos/Nestor Bezerra)
Da AI - Cento e dezoito fisioterapeutas que trabalham na Rede Estadual de Saúde estão participando esta semana do Curso de Simulação Aplicada à Fisioterapia nas Emergências (SAFE), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A qualificação, que teve início nesta segunda-feira (2), no Hotel Praia Mar, é ministrada por técnicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo.

O curso é dividido em turmas e vai acontecer até o próximo domingo (8). "Este é o primeiro curso destinado exclusivamente aos fisioterapeutas e tem como finalidade melhorar a qualidade das assistências nas emergências e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica das unidades estaduais de saúde", explicou a coordenadora de reabilitação da SES, Nelbe Amorim de Souza.

Paralelo ao SAFE será ministrado a partir desta terça-feira (3), para 180 técnicos de enfermagem, o curso Basic Life Support (BLS) - Assistência Básica de Vida. "Este curso é importante para qualquer profissional, porque aborda técnicas usadas para salvar vidas, com aulas teóricas e práticas", explica Karina Normilio, técnica do HCor.

Dentre os treinamentos práticos do curso de SAFE estão os de habilidades do posicionamento do paciente politraumatizado, imobilização, uso de colar cervical, posicionamento do paciente e principais cuidados com o paciente neurológico durante o atendimento do fisioterapeuta. Também estão inclusos os treinamentos para as emergências respiratórias em bebês e crianças, como desobstrução de vias aéreas e ventilação com dispositivo bolsa-valva-máscara e ventilação manual no bebê com via aérea avançada.

Estão participando do curso os profissionais das unidades estaduais de saúde - Hospital Macrorregional de Coroatá, Hospital Geral de Barreirinhas, Hospital de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, Hospital Geral de Grajáu, Unidade Avançada do Hospital Geral em Matões do Norte, Hospital Geral de Monção, Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, Hospital Geral de Timbiras, e das UPAS de Coroatá, Timon, São João dos Patos, Imperatriz, Itaqui-Bacanga, Araçagi, Vinhais, Cidade Operária e Parque Vitória, e ainda fisioterapeutas do Hospital Estadual Nina Rodrigues e dos Hospitais de Alta Complexidade Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho (Geral).

Fisioterapeuta de Coroatá Rejane Reis em destaque (Fotos/Nestor Bezerra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.