Pages

quinta-feira, 4 de março de 2010

Secretário de Saúde vistoria obras em São Luis


Os serviços de melhoria e ampliação da Casa do Trabalhador, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e do Hospital Carlos Macieira foram vistoriados pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, na manhã desta quinta-feira (4). Ele garantiu que nunca houve investimento e determinação tão grande por parte do Governo do Estado para melhorar o setor da saúde como acontece agora. "A governadora Roseana Sarney tem dado todo o apoio para que pudéssemos realizar um grande trabalho e, mesmo neste curto espaço de tempo conseguimos fazer uma revolução e colocar a rede de saúde na liderança de um processo de atendimento universal gratuito e de qualidade para as pessoas. Os funcionários se engajaram, os atendimentos aumentaram e a qualidade dos serviços hoje não difere dos hospitais particulares" afirmou.
.
A Casa do Trabalhador foi o primeiro prédio visitado pelo gestor e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ricardo Murad explicou que a SES tem exigido do governo um espaço maior porque vem desempenhando um papel importante e as pessoas necessitam desenvolver um trabalho eficiente. "Fizemos uma parceria com a Secretaria de Administração e estamos adequando a estrutura para receber, neste próximo mês, a Superintendência de Atenção Básica. Reconhecemos que oferecer melhores condições de trabalho para que nossos funcionários possam cumprir bem seu trabalho é tão importante quanto atender nossa clientela nas unidades de saúde", justificou. A SES ocupará todo o terceiro pavimento da Casa.
.
UPA do Vinhais
.
O Centro de Saúde do Vinhais, que está sendo transformado em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já está com a primeira etapa concluída. Nesta fase, foram construídos oito consultórios médicos e dois odontológicos, salas para fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento social e para imunização, farmácia, laboratório de análises clínicas e recepções interna e externa. "Cada UPA terá uma ambulância UTI Móvel, equipes médicas de plantão em todas as especialidades e uma sala vermelha para atendimento profissional de urgência". Equipes da SES estão sendo capacitadas para realizar este atendimento prioritário.
.
Quando concluída a segunda etapa da UPA Vinhais, o local funcionará com serviços de urgência e emergência 24 horas, que devem descongestionar a Unidade Mista do Bequimão. Renato Cestari, engenheiro responsável pelo gerenciamento das obras da SES, disse que a primeira etapa dos serviços da UPA Vinhais reflete o padrão dos serviços executados em todo o estado. "A obra será concluída no final deste mês e terá a mesma qualidade dos melhores hospitais do país", assegurou. As UPAs do Vinhais e Cidade Operária estão sendo construídas com recursos do governo estadual. E, em parceria com o governo federal, estão sendo construídas as UPAs do Anjo da Guarda, Vila Luizão, Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon, Imperatriz e São João dos Patos,
.
Hospital do Ipem
.
Acompanhado do diretor-geral do Hospital Carlos Macieira (HCM), Carlos Macieira, técnicos e engenheiros responsáveis pelos serviços, Ricardo Murad percorreu todo o hospital para verificar o andamento dos serviços e conversar com a população sobre o atendimento. O HCM está sendo transformado em referência para atender casos de alta complexidade. Nesta primeira etapa, que deverá estar concluída em setembro, estão sendo reformados e adaptados o primeiro (ambulatório), terceiro e quinto andares que estavam desativados.
.
Ricardo Murad disse que o estado passa a viver um momento novo na prestação de saúde à população. "A qualidade, a amplitude e a complexidade do atendimento estão sendo inovadoras. Assim que a rede de saúde estiver completamente reformulada teremos uma melhoria extraordinária na saúde pública porque a preocupação maior do governo é cuidar bem das pessoas e, para isto, precisamos ter ambientes em condições de oferecer serviços de qualidade. O que fazemos em todo o estado reflete nesta obra e é um trabalho que gratifica, incentiva e demonstra que estamos no caminho certo". Com a ampliação dos serviços, o HCM terá atendimento de alta complexidade nos 59 leitos de unidades de terapia intensiva com especialidades cardiológicas, neurológicas e cirúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.