Pages

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ricardo: ‘Hospital do Ipem vai virar o céu’


Acompanhei ontem pela manhã uma visita do secretário Ricardo Murad (Saúde) a unidades da capital que estão sendo recuperadas. Começou pela Casa do Trabalhador. O prédio está sendo totalmente reformado. O terceiro andar vai servir de sede da Superitendência de Atenção Básica.

Em seguida foi visitado o Centro de Saúde do Vinhais, também em reformas para se transformar numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. No local, que passou de 10 mil para 40 mil atendimentos, estão sendo construídos oito consultórios médicos e dois odontológicos, salas para fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento social e para imunização, farmácia, laboratório de análises clínicas e recepções interna e externa.

Terá ainda ambulância UTI-Móvel, equipes médicas de plantão em todas as especialidades, e uma sala vermelha para atendimento profissional de urgência-emergência. O objetivo é desafogar os Socorrões. Ao todo, dez UPAs estão sendo construídas no estado, oito delas bancadas com recursos do Governo Federal.

São quatro em São Luís (Vinhais, Cidade Operária, Vila Luizão e Anjo da Guarda), uma em Ribamar, Coroatá, Codó, Imperatriz, São Joãos dos Patos e Timon. Estão em fase de licitação mais nove: Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Caxias, Presidente Dutra, Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha e Balsas.

Ao chegar ao Ipem, última etapa da visita, Ricardo foi abordado por uma senhora que reclamava do desconforto no atendimento por conta das obras. “Não se preocupe. Daqui a uns seis meses isso aqui vai virar o céu”, disse ele em tom de brincadeira.

Ao lado do diretor-geral Carlos Macieira, técnicos e engenheiros, ele percorreu os setores em reforma e informou que dos cinco andares do hospital três nunca funcionaram totalmente. O governo está investindo R$ 38 milhões na “reconstrução” da unidade. O Ipem será transformado num hospital de alta complexidade.

Continuará dando prioridade ao servidor do estado mas, em casos graves, atenderá também pacientes do SUS. Após essa primeira etapa da “reconstrução” contará com 235 leitos, sendo 59 leitos de UTI para atendimento nas áreas neurológicas, cardíaca, traumatologia e geral. O hospital terá até uma nova subestação de energia elétrica.

“Estamos avançando para uma mudança radical no atendimento. A governdora Roseana Sarney (PMDB) tem dado total apoio a esse choque de gestão que está sendo promovido. Paramos de enganar, enrolar na saúde”, garantiu Ricardo.

Um comentário:

  1. E, só para q ngm esqueça, quem enganou mto foi Jackson Lago. Empenho e obras como as da governadora, não se viram no governo que, graças à justiça de Deus e dos homens, foi despossado.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.