Pages

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Notícia oficiosa tenta impactar eleitores de Coroatá

Sobre a matéria (reproduzida abaixo), veiculada no jornal Estado do Maranhão, domingo, 01 de novembro, que deixou muita gente perplexa, porém, não souberam interpretar o texto da matéria. Não há nada de oficial. No entanto, tudo ainda é oficioso. Continuam as coisas do jeito que estão.
.
Roseana estreita relações do Governo do Estado com as prefeituras do Maranhão

Alianças com gestores municipais foram construídas em seis meses de gestão e viabilizam parceria institucional defendida pela governadora desde a posse


Bastaram apenas seis meses de administração para a governadora Roseana Sarney (PMDB) conquistar o apoio da maioria absoluta dos prefeitos maranhenses. Segundo levantamento da Secretaria de Coordenação Política e Articulação com os Municípios, o governo já mantém relação institucional com 203 dos 217 prefeitos do estado. “Destes, 152 estão fechados com o governo em todos os aspectos”, garante o secretário Hildo Rocha.

Na avaliação do secretário, essa relação se estreitou, sobretudo, pela confiança depositada pelos gestores municipais nas ações do governo estadual. “Com credibilidade, conseguimos mostrar que a relação é exatamente a prometida pela governadora na posse: governar com os municípios”, disse o secretário.

Uma das principais alianças é com o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Raimundo Lisboa, prefeito de Bacabal, que em setembro trocou o PDT pelo PMDB. Na semana que passou, Roseana inaugurou no município uma estrada construída em parceria com a Prefeitura. “O povo de Bacabal está muito feliz e agradecido à governadora pelos benefícios que ela está trazendo para a cidade. Ela está dando atenção especial aos setores mais importantes: educação, saúde, segurança e infra-estrutura, porque é sensível às causas populares”, declarou.

Na lista de aliados de Roseana estão também prefeitos como Luis da Amovelar (PDT), de Coroatá, e de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), que é adversária do ex-prefeito democrata Gilberto Arôso, mas estreitou a relação com o governo.

Ex-presidente da Famem, Hildo Rocha é quem coordena o trabalho de monitoramento da movimentação do governo - tanto política quanto administrativa. Por isso é que o secretário põe a diferença de 51 prefeitos na cota dos apoios. “Estes são os que mantêm relação institucional e podem não ter relação política, mas também não atrapalharão o projeto eleitoral da governadora”, explicou.

Outros prefeitos e ex-prefeitos “estão conversando” com o governo, segundo Rocha, embora não estejam alinhados ao projeto roseanista. É o caso, por exemplo, de outro ex-presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha (PSB), de Tuntum. Ele quase se transferiu para o PMDB, em setembro, levado pelo prefeito Chico Cunha, aliado de Roseana. Recuou na última hora, mas não fechou as portas para o grupo da governadora.

Reconhecimento - Nos municípios já visitados pela governadora, os prefeitos reconheceram a importância da presença de Roseana em suas cidades. “Ela deixa aqui a certeza de que agora a MA-349 será asfaltada e que o município receberá obras de grande importância para a população, como resultado desta grande parceria que estamos estabelecendo com o Estado. Tanto que ela garantiu assinar outros convênios com a Prefeitura, como o Viva Casa, Viva Água e Viva Luz”, resumiu o prefeito de Aldeias Altas, José Reis.

A prefeita de Timon, Socorro Waquim, também destacou o valor da visita para a cidade e para a população timonense. “Acompanhada do ministro Edison Lobão e de vários secretários de Estado, a governadora veio para garantir e trazer melhorias para o município”, disse.

A rigor, apenas 14 prefeitos fazem oposição declarada ao governo Roseana Sarney, segundo Hildo Rocha. Nesta lista estão anti-sarneysistas e jackistas históricos, e os que mantêm algum tipo de compromisso com o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB). Exemplo dos tucanos João Castelo (São Luís), Sebastião Madeira (Imperatriz) e Ildemar Gonçalves (Açailândia) e do pedetista Humberto Coutinho (Caxias).

Prefeitos que estão na oposição
1 - Arnaldo Gomes (Altamira do Maranhão)
2 - Marinalva Sobrinho (Tufilândia)
3 - Ildemar Gonçalves (Açailândia)
4 - Sebastião Madeira (Imperatriz)
5 - João Castelo (São Luís)
6 - Humberto Coutinho (Caxias)
7 - João Meneses (Arame)
8 - Antonio Diniz (Bequimão)
9 - Raimundo Nonato Leal (Gov. Archer)
10 - Silvana Malheiros (Morros)
11 - Kléber Tratorzão (São Domingos do Maranhão)
12 - Vete Botelho (Itinga)
13 - Suely Pereira (Matões)
14 - Deoclides Macedo (Porto Franco)

Do Jornal "O Estado do Maranhão" de 01/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.