Pages

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Violência não!!!


Aconteceu sábado (31), no Auditório do Colégio Bairro Novo Areal, Bairro Novo Areal, Audiência Pública que reuniu aproximadamente 200 pessoas. A temática discutida na ocasião foi o crescimento da violência nos últimos meses naquela localidade. Quando a comunidade está bastante temerosa e assustada devido aos latrocínios, homicídios, furtos, assaltos, roubos e arrombamentos às residências da localidade.

A iniciativa e coordenação partiram do vereador de oposição JÚNIOR BUHATEM (PMBD). Na oportunidade estiveram também presentes, o Del. De Polícia Civil de Coroatá, Dr. Reno Cavalcante Farias, Ten. Marlon Maiko, 3º. Pelotão da 9ª. CI da Polícia Militar – Coroatá/MA. Além das presenças dos vereadores de oposição Neuza Muniz (PMDB) e Marcos da Conceição (DEM).

A Mesa Diretora da Audiência Pública teve também a participação do Sr. José Ivan, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Novo Areal e Sr. Carlos Alberto, membro do Conselho de Segurança do Município. Os participantes interagiram com os palestrantes debatendo sugestões e ideias e perguntando quais são as reais e atuais deficiências das Polícias Civil e Militar.

Propuseram a reativação da guarita existente naquele populoso bairro, cuja desativação e abandono propiciaram para o crescimento da bandidagem que atualmente deita e rola por lá. O Ten. Maiko disse que será preciso mais seis homens para que a Polícia Militar possa ser reinstalada e empreenda a RONDA COMUNITÁRIA, a exemplo da Capital do Estado. Frisou ainda, que é meta da governadora ROSEANA SARNEY (PMDB) combater a criminalidade em todo estado do Maranhão. Lembrou também, que no dia 27 de outubro último, foram entregues ao Comando da Polícia Militar, 282 novas viaturas. E o município de Coroatá não ficou de fora! Irá receber duas novas viaturas para somar com as já existentes. No início os moradores ainda tímidos e apreensivos tiveram receio de manifestarem suas propostas. No entanto, com o desenrolar da palestra a coisa foi fluindo normalmente.

Inúmeras dúvidas foram esclarecidas. Uma delas foi à suposta ausência do Delegado Reno e Ten. Maiko, durante os finais de semana na cidade. E os seus motivos foram aclarados por eles mesmos. Outro assunto indagado foi o ‘por que’ do não esclarecimento de alguns crimes e a prisão dos homicidas que assassinaram pessoas naquele bairro, e ainda se encontram foragidos e não foram presos pelas polícias. Na ocasião, o Dr. Reno foi bastante enfático ao explicar para os moradores que a Polícia Militar é que realiza o policiamento ostensivo e repressivo para prender de fato, e já está de posse das devidas informações, e que a qualquer momento as prisões destes marginais poderão ser efetivadas.

Para os moradores os papéis das duas Polícias Civil e Militar foram distintamente explicados. A primeira faz o papel investigativo e judiciário. A segunda o policiamento repressivo e ostensivo combatendo a criminalidade e prendendo.

Afinal foi uma Audiência Pública que serviu para aproximar o cidadão das autoridades locais. Resumindo... A partir daquela Audiência Pública ficou combinado entre as partes, que será elaborado relatório e abaixo-assinado para ser apresentado ao Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Dr. Raimundo Cutrim. E no qual, ele ficará a par da situação, e assim, se tenha realmente um raio-x sobre as necessidades daqueles moradores. O objetivo principal é combater-se à criminalidade, e que pelo menos, se atenue o índice de violência. Do início ao fim todos os participantes aplaudiam a todo instante cada palestrante que explanavam seus pontos de vista. Pois, em se tratando do tema abordado resta-nos aguardar o resultado da Audiência Pública: Finalizou a palestra, o vereador JÚNIOR BUHATEM, que prometeu envidar todos os esforços para agregar soluções urgentíssimas, no intuito de empreender ações para debelar e conter todo e qualquer tipo violência, não somente no Bairro Novo Areal, mas também em outras localidades do município de Coroatá. VIOLÊNCIA NÃO!!!

3 comentários:

  1. Cade a presença do Ministério Publico, porque não foi citado pela poulação e pelos veresdores. Ta na hora dos vereadores denunciarem tembem a ausencia dos promotores na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar a iniciativa do vereador junior bhuatem de se preocupar com a segurança da população dos bairros, olhei a foto e quero parabenizar tambem o marcos a neuza o delegado e o tenente. Agora se os vereadores do prefeito fizessem isso tambem, coroata seria melhor, so que eles so sabem é falar mal do seu ricardo e da roseana que é uma boa governadora. Peço ao vereador junior bhuatem, que faça essas reunião tambem nos outros bairros que precisam de segurança. E ao anonimo que perguntou sobre o ministerio poblico, se a gente for esperar pelos promotores, vai todo mundo morrer.

    ResponderExcluir
  3. QUERO AGREDECER AO JUNIO, DEPOIS DESTA REUNIÃO, A POLICIA JA VEIO AQUI E JA FEZ A DIFERENÇA, PRENDEU MALA. SO FALTA A POLICIA PRENDER É O PREFEITO BALAI.

    ResponderExcluir

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.