Pages

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Em entrevista coletiva, Prefeita Teresa Murad reúne secretariado e imprensa para avaliar crise financeira e adotar pacote de medidas que visam evitar desperdícios e conter despesas desnecessárias para garantir a funcionalidade do município em 2016!!!

Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
Por IDALGO LACERDA - Durante à tarde de ontem, quinta-feira, 18, por volta das 17:00 h, na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Prefeita Teresa Murad reuniu secretariado e imprensa para avaliar crise financeira que assola o País, consequentemente, oriunda de uma crise política instaurada e adotar pacote de medidas que visam evitar desperdícios e conter despesas desnecessárias para garantir a funcionalidade do município em 2016.

No pacote de medidas adotadas pela Prefeita Teresa Murad, a gestora municipal decidiu por coerência manter como prioridade as folhas de pagamento em dia, evitar demissões, estabelecer horário único de expediente das 07:00 h da manhã até às 13:00 h da tarde, preservar o funcionamento das atividades essenciais a todo vapor, limpeza pública dentro de sua funcionalidade com a coleta de lixo de acordo com o cronograma de trabalho e a continuidade de algumas obras já iniciadas e em andamento!

As festas populares de época para ano de 2016, tais como; Réveillon, Carnaval, Aniversário do Município de Coroatá e São João terão às suas realizações à medida que as metas forem sendo cumpridas e alcançadas, a fim de garantir o lazer dos munícipes coroataenses!!!

Para isso, a Prefeita Teresa Murad conta com o total apoio e empenho de todo o seu secretariado para que todas as metas sejam cumpridas ao longo do ano de 2016!!!

A Prefeita enfatizou ainda que, o município de Coroatá dentre os 217 municípios maranhenses é o 18º em gestão e transparência pública. Enquanto que, alguns milhares de municípios brasileiros estão inadimplentes e vivenciando uma crise financeira sem precedência e não se sabe quando irá terminar!!

Inclusive, a Prefeita citou alguns Estados brasileiros, como por exemplo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Piauí e Bahia que há bastante tempo vêm fracionando as folhas de pagamento dos servidores públicos municiais por se encontrarem em sérias dificuldades financeiras.

Enquanto isso, o município de Coroatá ainda goza de um privilégio ímpar em manter as folhas de pagamento em dia e honrando com todos os seus compromissos junto aos seus credores quanto à aquisição de bens, produtos e serviços devido ao equilíbrio e o ajuste financeiro saudável e estável, que fora implantado pela Prefeita Teresa Murad desde que assumiu o coando do município!!!

Leia abaixo a NOTA OFICIAL emitida pela Excelentíssima Prefeita de Coroatá, Maria Teresa Trovão Murad!!!

NOTA OFICIAL

Me dirijo hoje a todos vocês para falar da difícil situação que estamos passando por causa da crise econômica e política que o nosso país enfrenta.

As prefeituras de todo o Brasil e os governos estaduais, inclusive os mais ricos, estão à beira da insolvência com a queda da atividade econômica cada dia mais forte que provoca redução enorme na arrecadação. Aqui em Coroatá, vocês são testemunhas do meu esforço, resistimos o quanto podemos. A nossa responsabilidade com a aplicação dos recursos do município possibilitou atravessarmos todo o ano de 2015 sem sentir os efeitos da crise. Mas com o agravamento da situação e a projeção de que no ano de 2016 teremos talvez uma crise ainda mais forte, não resta outra alternativa que adotar medidas para proteger e garantir o funcionamento da administração municipal.

Realizamos um estudo minucioso do quadro econômico para definir o quanto a Prefeitura pode gastar e os cortes que precisarão ser feitos para proteger os mais pobres e resguardar os serviços essenciais. O importante nesse grave momento pelo qual passa o nosso país é que todos tenhamos um mesmo e único objetivo para que não se instale, meio a essa crise, "um salve-se quem puder". Precisamos da contribuição de todos para que Coroatá não fique igual a milhares de municípios que simplesmente perderam a capacidade de pagar seus funcionários e de prestar os serviços essenciais à população.

Desde que assumi a prefeitura, naquela situação de catástrofe e destruição, venho mantendo todos os compromissos que fiz a vocês durante as eleições. Como prefeita e líder da administração, focamos em medidas que se resumem a um ponto central: não podemos gastar mais do que temos e será preciso cortar gastos para preservar o que é essencial. Não serão cortes improvisados como também não serão definitivos, apenas enquanto durar a crise que esperamos findar no próximo ano, quando o país deverá voltar a crescer.

O desajuste no orçamento municipal, provocado pela queda de arrecadação é tão grande e crescente , que é imperativo um acordo com os credores e prestadores de serviços do município. A única saída para diminuir as perdas é a negociação em torno de uma proposta que se fundamenta na necessidade de se atravessar o ano de 2016 com o menor custo possível, sabendo-se que todos terão que dar a sua parcela de contribuição, preservando assim o essencial. O mais grave dessa crise que o Brasil atravessa é que ela chega aos municípios sem que nada possamos fazer. O desajuste vem de cima e de forma implacável atinge principalmente os mais fracos.

Escolhi cortar tudo o que menos atinge os mais pobres, preservando o emprego e o salário pago em dia dos nossos funcionários. Para isso, determinamos as seguintes medidas que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016:

- horário corrido das 7 horas às 13 horas para o funcionamento da Prefeitura, excluídos os serviços essenciais e de natureza especial;
- redução nos gastos com energia elétrica e telefone nos contratos de prestação de serviços e de fornecimento de materiais e bens de consumo num percentual máximo de 20% durante o ano de 2016;
- Proibição de novas contratações de pessoal a não ser em casos excepcionais para preenchimento de funções essenciais por vaga aberta mesmo para os cargos de provimento comissionados;
- Suspensão de todos os gastos não essenciais ficando proibido apoios, patrocínios e participação em eventos culturais e esportivos enquanto durarem os efeitos da crise;

Todas essas medidas e outras que serão anunciadas oportunamente visam garantir uma travessia segura por todo o ano de 2016, mantendo o nosso município numa situação de equilíbrio, preservando o emprego, o salário e a capacidade de pagar em dia suas obrigações, fruto do nosso compromisso em manter a administração com responsabilidade.

Anuncio para amanhã o pagamento do décimo terceiro salário e o pagamento do abono a todos os nossos professores assim como o salário de dezembro antes das festas de final do ano, portanto ,dentro do mês trabalhado como fiz durante todo o meu mandato. Fica o procurador Geral do Município encarregado de coordenar e executar juntamente com os demais secretários municipais as medidas anunciadas.

Que Deus abençoe a todos e nos dê força e sabedoria para enfrentar esse tempo de crise.

Maria Teresa Trovão Murad
Prefeita de Coroatá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.