Pages

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dia Mundial de luta contra a AIDS movimenta a saúde de Coroatá

Foto: Ronny Sales/Asscom PMC
SECOM/CTA - 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A Prefeitura Municipal de Coroatá e o Sistema de Saúde não poderiam ficar fora da luta contra o vírus HIV. A campanha foi lançada e está acontecendo em todo município organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), onde durante todo mês de dezembro serão empreendidos testes rápidos nas pessoas interessadas em todos os  Postos de Saúde e em alguns pontos estratégicos da cidade.

O objetivo principal da campanha é informar, esclarecer e prevenir. Informar a respeito dos cuidados para não adquirir a doença, esclarecer duvidas e prevenir com a distribuição de preservativos e, principalmente, com a chegada das festas de final de ano!!!

 primeiro dia de campanha foi aberta no Banco do Brasil S/A. No local foram distribuídos preservativos e panfletos explicativos de orientação para quem entrava no agência bancária. Na noite de ontem, quinta-feira (03), a equipe do CTA visitou a Academia de Saúde Pública, onde houve orientações esclarecedoras e algumas realizações de teste rápido, quando muitas mulheres estiveram até no local para fazer o exame.

Hoje a equipe esteve na Praça José Sarney e no Povoado Farinha Seca proferindo palestras e exames. Durante todo o restante do mês de dezembro está prevista uma vasta programação que será seguida no combate e controle da AIDS. A meta é alcançar o maior número possível de pessoas na cidade. Conheça abaixo o itinerário:

Dia 04 – Entrega de kits de prevenção nos bares e no Povoado Jiquirí;
Dia 07 – Auditório da Academia de Saúde Pública - às 19hs, realizando-se uma palestra sobre DSTs;
Dia 08 – Vila Vavá - O Cenro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará aberto durante à noite para atender quem não pôde fazer o teste rápido durante o dia;
Dia 09 – Haverá mutirão de teste rápido em todos os Postos de Saúde(Dia D) e o CTA estará aberto durante à noite para quem não pôde ir fazer o teste rápido durante o dia.

Para os próximos dias seguintes após a primeira fase serão planejados outro calendário de trabalho pela SEMUS.

100% das equipes de Saúde da Família estão treinadas para realizar o teste. O teste é rápido, sigiloso, seguro e gratuito. Em menos  de 30 minutos a pessoa já sai com o resultado em mãos. Para fazer o teste só é necessário a Carteira de Identidade e a Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), ou qualquer documento oficial com fotografia.

Além do teste de HIV, estarão também sendo feitos os exames de Hepatite C e Sífilis. Nos Postos de Saúde também haverá distribuição permanente de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.