Pages

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Programa Saúde é Vida é avaliado no Conselho de Gestão do Governo

Fotos/Divulgação - Subsecretário de Saúde, José Márcio Leite,
apresenta o Programa Saúde é Vida durante a reunião
Da AI-Estado - Mais de R$ 1 bilhão foram investidos pelo Governo do Estado, nos últimos cinco anos, para fazer a reestruturação do sistema estadual de saúde do Maranhão, por meio através do Programa Saúde é Vida, lançado em 2009. As ações desenvolvidas pelo Saúde é Vida foram apresentadas, nesta segunda-feira (22), no Palácio dos Leões, em São Luís, pelo subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, durante a IX Reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo. O evento, coordenado pela secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva Costa, contou com a presença de gestores e secretários estaduais.

"A reunião de hoje comprova os investimentos realizados pelo governo estadual numa área estratégica”, declarou Anna Graziella. Ela disse que, hoje, a área da saúde passa por uma verdadeira transformação que beneficia de forma direta a população. "O Programa Saúde é Vida é uma realidade que atinge todo o Maranhão e comprova o investimento de um governo que trabalha pela melhoria da saúde", ressaltou.

O subsecretário José Márcio Leite explicou que, em 2009, de acordo com dados do IBGE, o Maranhão dispunha de apenas 1,3 leitos por 1000 habitantes, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomendava 2,3 leitos. A rede física era inadequada ou insuficiente, equipamentos sucateados e recursos humanos insuficientes.

O Governo do Estado lançou um programa ousado, tomou a responsabilidade na área da saúde e, agora, está deixando uma rede totalmente reestruturada.

O Saúde é Vida é uma realidade, dos oito hospitais de 50 leitos, seis já foram inaugurados e dois em fase de conclusão. Já foram inauguradas 10 Unidades de Pronto Atendimento - cinco em São Luís e cinco no interior e, em breve, será inaugurada a UPA para atendimento do Centro da capital.

Dos oito Hospitais Macrorregionais, seis estão sendo construídos e dois sendo reformados; dos 69 hospitais de 20 leitos, 39 já foram inaugurados, 25 em fase de montagem e cinco sendo licitados. Já foram inaugurados três hospitais de alta complexidade e já está concluído o do PAM Diamante, prédio que também vai abrigar o Lacen (Laboratório Central). Das quatros Unidades de Urgência e Emergência, uma já foi inaugurada em Matões do Norte, as demais vão funcionar em São Luís (Vila Palmeira, Maiobão e Vila Luisão).

Além disso, o Governo do Estado já entregou dois Centros de Especialidades Médicas; a nova sede da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados; a Unidade de Retaguarda de 50 leitos no Hospital Nina Rodrigues; e as novas sedes da Unidade Estadual de Regulação e da Secretaria Estadual de Saúde.

Estão em andamento as obras de construção de seis hospitais regionais de 40 leitos; sete centros de hemodiálise; dois centros especializados de reabilitação; ampliação da Maternidade Marly Sarney; além de uma Unidade Retaguarda Clínica de Pessoas Privadas de Liberdade.

O subsecretário disse que, hoje, a realidade é outra, o Maranhão passou de 17 para 42 unidades estaduais de saúde; de 958 para 4.903 leitos; de 98 para 312 UTIs; além de 43 UCI; já são mais de 3 milhões de atendimentos realizados pelas UPAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.