Fotos/Geraldo Furtado - Governadora Roseana Sarney e secretário José Marcio Leite visitam dependências do Centro de Especialidades Médicas do Diamante |
Com essa obra, já são 61 unidades do Programa Saúde é Vida entregues pelo governo do Estado, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na capital e as demais no interior.
Roseana aproveitou para anunciar que nesta terça-feira (30) inaugura a 11ª UPA, desta vez beneficiando moradores do bairro Vila Luizão e adjacência. Ela fez um pequeno balanço:
- De 2009 até este ano apenas com os hospitais de 20 e 50 leitos já temos 48 em pleno funcionamento. O Maranhão ganhou mais 1.130 leitos. Em São Luís, o número de médicos subiu de 730 para 948; no interior do estado, este número subiu de 230 para 707 médicos.
Ela ressaltou ainda que outras três unidades do programa – nos municípios de Nova York, São João do Paraíso e Bequimão - estão em pleno funcionamento e prontas para serem inauguradas.
Estão em construção cinco grandes hospitais em Pinheiro, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Caxias. Também em andamento o hospital de Viana e em reforma os hospitais de Bacabal e Timon.
PAM - No Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante serão ofertadas à população, consultas especializadas nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, torácica, plástica, buco maxilo, neurocirurgia, e exames de densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, ecodoppler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.
O secretário em exercício José Marcio Leite disse que na atenção primária são atendidos e resolvidos 60% dos casos mais simples e que no PAM serão tratados os casos onde há suspeita de diagnóstico de um problema mais complexo.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), por sua vez, será responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do Maranhão.
Entre os exames que serão realizados no local está o para detectar suspeitas de meningite, que até então era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário