Desembargador Froz Sobrinho recebe listagem do TCE-MA (Foto: João Ricardo/G1) |
A lista foi disponibilizada pelo no site do TCE e pode ser consultada por qualquer pessoa. Também é possível consultar a Relação de Responsáveis por Contas com Parecer Prévio pela Desaprovação e Julgadas Irregulares pelo TCE-MA.
O julgamento dessas contas pode levar à inelegibilidade dos administradores públicos, já na eleição de 2014. Mas a condição de inelegível não é automática. A Justiça Eleitoral precisa se manifestar sobre esses casos, para então declarar a inelegibilidade.
Na avaliação de Cutrim, a quantidade de gestores com as contas rejeitadas ainda é grande. "Considero um número elevadíssimo de gestores que tiveram problemas na prestação de contas e que já foram transitadas e julgadas. É importante que cada um dos gestores faça a sua parte".
O presidente do TRE também fez uma avaliação parecida e disse que este número pode até aumentar. “Essa lista pode crescer ou diminuir, à medida que forem julgadas. Algumas já podem ter sido até sanadas. Neste momento eles podem dizer que serão candidatos, mas com certeza serão impugnados pelo Ministério Público", disse o desembargador Froz Sobrinho.
No último dia 24, o TCU já havia divulgado uma lista com 6,6 mil gestores públicos com contas reprovadas ao TSE. A unidade da federação com o maior número de gestores com contas rejeitadas é o Distrito Federal, com 729 gestores; seguido pelo Maranhão, com 513. O Rio tem 399 gestores listados. Veja a lista que envolve políticos de Coroatá:
Nenhum comentário:
Postar um comentário