Pages

terça-feira, 14 de maio de 2013

SEMUS TREINA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS PARA MUTIRÃO CONTRA A HANSENÍASE


A ordem dada pelo Secretário de Estado da Saúde do Maranhão (SES), Ricardo Murad ao Secretário Municipal de Saúde do Município de Coroatá (SEMUS), é erradicar por completa a hanseníase do município e região. Para isso, um mutirão será empreendido contra a hanseníase no município de Coroatá, entre os dias 20 e 21 de maio.  
O primeiro passo a ser dado pela SEMUS, foi o de realizar um treinamento que visa capacitar os 181 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Coroatá, afim de identificar os casos da doença e buscar as pessoas com suspeita de hanseníase. O treinamento iniciou nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Treinamento da Saúde, Praça Ayrton Senna.
TREINAMENTO EM DUAS ETAPAS  
O treinamento foi realizado dia 09 de maio, onde a primeira etapa contou com a participação de 90 ACS, que irão trabalhar na zona rural de Coroatá. A segunda etapa foi treinada, no dia 10 de maio e contou com a presença de 91 ACS. Além dos ACS e de endemias, também participaram desse treinamento os médicos, os enfermeiros e os técnicos de enfermagem, no intuito de receberem todas as orientações devidas para que o mutirão obtenha sucesso. Enfim, todas as unidades de saúde foram capacitadas e treinadas.
SOB A COORDENAÇÃO

O Dr. Amin Rachid é o Coordenador da Prefeitura Municipal de Combate a Hanseníase (CPMCH), ou seja, é o responsável direto pela realização do Mutirão, que contou a colaboração da Enfermeira Sônia da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), que veio a Coroatá, especificamente, para treinar e ministrar a palestra junto aos ACS e de Endemias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.