Pages

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE FOI EXITOSA, AFIRMA O SECRETÁRIO DE SAÚDE JOCIMAR PEREIRA GOMES

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi mais do que alcançada. Ela ultrapassou o índice previsto pelo próprio MS, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Jocimar Pereira Gomes.

A campanha de vacinação contra a Gripe, que teve o seu início em 15 de abril de 2013 e seu término em 29 de abril de 2013, chegou a ser prorrogada até o dia 10 de maio de 2013.
 O Ministério da Saúde previu que 9.876 pessoas deveriam ser vacinadas, a priori no município de Coroatá. Cujo percentual para a meta ser alcançada era cerca de 80% do total do número de habitantes. No entanto, a campanha empreendida pela SEMUS, em Coroatá chegou ao número de 8.159´pessoas vacinadas, o que perfez um total de 88,61% de pessoas vacinadas.
 Dentre os dados estatísticos apresentados pelas Unidades Regionais de Saúde do Maranhão (URS), os municípios de Peritoró e Coroatá bateram recorde. Foram os dois municípios que melhor tiveram os seus desempenhos. Isto é, além de atingir as metas estabelecidas pelo MS, aumentaram esses índices de forma bem significativos.
 Pela ordem a seguir, conforme os novos índices apresentados na última vacinação contra a Gripe, estão os seguintes municípios: Peritoró 99,85%, Coroatá 88,61%, Timbiras 76,79%, São Mateus do Maranhão 67,99%, Codó 65,60% e Alto Alegre do Maranhão 61,22%.

 EM CARÁTER DE EXCEPCIONALIDADE
A campanha contra a Gripe continua em caráter de excepcionalidade para todas as faixas etárias, ou enquanto durarem os estoques de vacina. Quem ainda não teve a oportunidade de vacinar-se, poderá dirigir-se aos postos autorizados da rede municipal de saúde de Coroatá. O Secretário Jocimar Pereira Gomes, informou que não houve nenhum caso de rejeição ou de sintoma de reação alérgica contra a vacina durante a realização da campanha de vacinação. Pois, as pessoas que por ventura viessem a apresentar qualquer tipo de reação alérgica, estariam impedidas de vacinarem-se contra a Gripe, porém, tudo ocorreu dentro da normalidade esperada. Ou seja, sem nenhum caso  alérgico registrado.  


QUEM NÃO TOMOU E QUE DEVE PROCURAR TOMAR A VACINA?
Segundo as orientações do Secretário Jocimar Pereira Gomes, as pessoas que não tomaram e que devem tomar a vacina, são  as crianças de 6 meses a 2 anos de idade (uma vez e meia), trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena, idosos de 60 anos de idade, puerperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade (presidiários) e comorbidades (obesos). 
O Secretário Jocimar, acrescentou ainda que novas campanhas irão acontecer! A próxima a ser realizada no município de Coroatá, será a campanha de vacinação contra a poliomielite ou chamada de pólio ou contra a paralisia infantil. A partir do mês de junho, com data a ser confirmada pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.