Pages

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Polícia Federal vai investigar boato sobre suspensão do pagamento do Bolsa Família


Falsa notícia provocou tumultos em várias cidades, principalmente no Nordeste

ANDRÉ DE SOUZA  (O Globo)

BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, após pedido da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, determinou, neste domingo, que a Polícia Federal investigue a origem da notícia de que o pagamento do Bolsa Família seria suspenso no último sábado. Ontem, centenas de pessoas lotaram agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e lotéricas de cidades como São Luís, João Pessoa e Maceió. O temor de que era o último dia para receber o benefício provocou tumultos.

Na madrugada deste domingo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) soltou uma nota negando o fim do benefício. “Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família”, diz trecho da nota do MDS. Mais adiante assegura que “não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”. Segundo o ministério, o benefício alcança 13,8 milhões de famílias no Brasil e ” continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil”.
O Ministério da Justiça também soltou nota, informando que a Polícia Federal já está investigando os fatos.

“A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos”, diz a nota.

A ministra Tereza Campello deverá falar com a imprensa sobre o boato na tarde deste domingo.

Veja a íntegra da nota do MDS:

“Pagamento do Bolsa Família está garantido O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil. ”

Veja a íntegra da nota do Ministério da Justiça:

“O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diante dos boatos infundados de que haveria interrupção ou suspensão dos pagamentos do Programa Bolsa Família, por solicitação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, determinou à Policia Federal a instauração imediata de inquérito policial para a apuração da ocorrência de diferentes crimes. A policia federal já esta investigando os fatos. A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.