Pages

sábado, 25 de maio de 2013

Luis Fernando destaca importância da Exposertão para a agropecuária maranhense

A 14ª Exposertão, evento que conta com apoio do Governo do Estado, foi aberta nesta quinta-feira (23).

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, participou da cerimônia, ao lado dos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), prefeitos, vereadores e secretários das cidades que compõem a microrregião de médio sertão maranhense.

luis_fernando

O secretário Luis Fernando lembrou o apoio da governadora Roseana Sarney, que em seu primeiro mandato possibilitou a realização da primeira Exposertão em 1999. Ressaltou, ainda, que a parceria entre o governo e os municípios acontece constantemente para implementação de obras que garantam mais qualidade de vida para a população.

“O Governo do Estado é parceiro dos municípios. Aqui em São João dos Patos nós temos um grande exemplo disso, pois olhamos a cidade bem cuidada, pavimentada graças a essa parceria do governo e dedicação do município”, declarou.

O evento começou com a tradicional Cavalgada da Exposertão, com participação de cerca de 360 cavaleiros e amazonas. Logo após, houve a entrega de cinco motocicletas para 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de São João dos Patos. Os veículos representam um reforço para na área de segurança pública. Por suas características como tamanho, facilidade na execução de manobras e superar obstáculos, as motocicletas possibilitam maior agilidade no patrulhamento e abordagem durante as ações de combate ao crime.
O prefeito de São João dos Patos, Waldênio de Sousa, anfitrião da festa, ressaltou que a exposição é mais uma alternativa de negócio e lazer, hoje é um espaço consolidado para o desenvolvimento de conhecimento técnico da para melhoria da produção na região.
“Esse é um evento para o desenvolvimento do nosso agronegócio. A prova disso está aqui em nossos estandes com tratores com inovações, maquinário, tecnologia. Nos nossos estandes de equinos, caprinos, ovinos e bovinos, estão a oportunidade melhorar genética do rebanho. Esse é objetivo da Exposertão: interagir com todos os munícipios da nossa microrregião e trazer tecnologia, trazer genética de qualidade para que nós possamos está sempre melhorando”, destacou o prefeito Waldênio de Sousa.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, explicou que agregar valor à produção já existente abre um leque de possibilidades de ampliação do comércio local o que gera mais renda e emprego e, assim, a economia vai fortalecendo a região.
“O interesse do Governo do Estado é alavancar essa produção para que ela se transforme em produtos manufaturados que agreguem valor à cadeia produtiva. É transformar esses produtos primários em secundários ou terciários, como por exemplo, com a produção de laticínios e de outros inúmeros produtos que podem ser desenvolvidos”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, destacou a importância do evento e o trabalho realizado pelo governo para fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão. “Assim como a agricultura industrial dos grandes produtores, também a agricultura familiar precisa de tecnologia para que o agricultor familiar possa ganhar dinheiro e trazer mais renda para a sua família. O governo tem um amplo programa, dá apoio à agricultura familiar, num trabalho que faz parte do grande programa de combate à pobreza no Maranhão. E, com isso, temos investido na assistência técnica, criando cada vez mais parceria com as prefeituras para fortalecer programas de compras locais”.
(As informações são do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.