Foto: Ronny Sales/Asscom PMC |
A Secretária Mariana Buhatem declarou aberta a Conferência, com o tema "Mulheres com “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.
O evento visa conscientizar a sociedade organizada quanto aos direitos, deveres e obrigações
concernentes às mulheres de um modo plural, respeitando todas as diversidades multiculturais, independentemente, tais como; cor, credo, raça, opção sexual, posição social e étnica dentro da estratificação social.
Além disso, o objetivo principal da conferência é o de fortalecer as políticas públicas sociais voltadas especificamente para as mulheres, através de uma secretaria exclusiva e bem representativa, a fim de garantir e assegurar direitos constitucionais e, principalmente, no âmbito civil e governamental na qual se pode reunir-se para discutir metas e propostas para melhoria da qualidade de vida de todas as mulheres coroataenses que habitam em nosso município.
A I Conferência Municipal da Mulher contou com a participação da Prefeita Teresa Murad, que na oportunidade destacou a importância dessa conferência quando em sua fala buscou o reconhecimento e o direito da classe feminina ao declarar " “Mais democracia e liberdade para as mulheres”, destacou a Prefeita.
Foto: Ronny Sales/Asscom PMC |
A Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social Neuza Muniz falou que "Coroatá está no caminho certo e, que tem conseguido a cada tempo que passar, levar novas conquistas a todas as coroataenses, principalmente, àquelas de baixa renda que vivem nos bairros da periferia de nossa cidade; Àquelas que estão sendo contempladas e alcançadas pelo poder público municipal e têm conseguido muitas vitórias e sucessos com isso".
A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF), Marisvalda Sousa também testemunhou o ganho obtido pelas mulheres agricultoras e prestigiou o evento, representando todas as mulheres da Zona Rural de Coroatá.
O Delegado de Polícia Civil de Coroatá, Dr. Alex Aragão levou os seus aconselhamentos, através da palavra amiga, ora alertando às mulheres de nossa cidade, ao ressaltar que a violência doméstica contra a mulher não pode ser vista nem tolerada nos dias atuais e a sociedade civil tem o compromisso e o dever de ficar vigilante contra todo e qalquer tipo de violência, não importando a sua origem e natureza quando acometida contra a mulher. A sociedade deve denunciar imediatamente. A denúncia é a única forma de combater todos os abusos e excessos de atos de violência achacados contra a mulher, mesmo que a denúncia seja de feita de forma anônima para que as autoridades constituídas venham tomar as devidas providências cabíveis contra os seus agressores. A tolerância tem que ser zero!!!
Durante o evento houve apresentações de coreografias e danças, O Grupo “As Jades" que é, um grupo formado por .mulheres da terceira idade mostrou coreografias com ritmos variados da nossa terra.
A palestrante de São Luiz, Fernanda Passos que faz parte da Secretaria Estadual da Mulher veio falar sobre o tema que deu o nome à conferência.
Segundo a palestrante, “Os eixos temáticos discutidos na conferencia são fundamentais na construção de boas ideias para que se desenvolvam politicas públicas a favor das mulheres. Esses eixos vão nortear as decisões no que é de .mais relevante e mais importante na vida das mulheres coroataenses”, concluiu.
A conferência prosseguiu por toda a manhã e tarde, ora somente veio ser encerrada no final do mesmo dia. Quem foi viu, ouviu e participou de uma importantíssima conferência destinada às mulheres de Coroatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário