Pages

terça-feira, 25 de junho de 2013

II Congresso Maranhense de Medicina será aberto na quarta (26)


Serão abertos nesta quarta-feira (26), às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o II Congresso Maranhense de Medicina e o IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares, que serão realizados até sábado (29), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os dois eventos reunirão médicos do Maranhão e do Brasil, além de outros profissionais e estudantes da área da saúde, para discutir temas relativos às “Doenças crônicas: o desafio do século XXI”. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pela internet no endereçowww.congressomaranhensedemedicina.com
As doenças crônicas – a exemplo das cardiovasculares, diabetes, doenças renais, reumatológicas, pulmonares, etc – respondem, segundo pesquisas, por 70% da morbi-mortalidade no Brasil. A infecção hospitalar é outro tema de grande interesse, para todos os profissionais que atuam em unidades de saúde.
A primeira edição do Congresso Maranhense de Medicina ocorreu ano passado e reuniu mais de cinco mil inscritos. Na programação deste ano, médicos especialistas debaterão temas voltados para especialidades como pediatria, urologia, saúde mental, mastologia, terapia intensiva, hematologia, neurologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, oncologia, dermatologia, ortopedia, entre outras.
Para tanto, as discussões foram organizadas em forma de mesas-redondas, painéis, palestras, conferencias e exposições dialogadas. No primeiro dia de evento serão debatidos temas como “Pneumonia Comunitária Grave: critérios de gravidade”, que tem como conferencista o Dr. George Castro (Hosp. Centro Médico – MA); “O Paciente com Insuficiência Cardíaca na UTI: as novas definições”, a ser proferido pelo Prof. Dr. Albuquerque de Figueiredo Neto (HUUFMA – MA); e “O Paciente com Trauma Crânio-Encefálico Grave: quando utilizar monitorização neurológica invasiva”, com o conferencista Dr. Pedro Kurtz (Clínica São Vicente da Gávea – RJ).
Na quinta-feira (27), haverá a palestra “Oncohematologia: Leucoses na Infância”, com a Dra. Silvia Regina Brandalise (Unicamp – SP), “Oncohematologia: Transfusão em Pediatria e Neonatologia”, com o Dr. Antonio Fabbron Júnior (Unicamp – SP). Neste mesmo dia haverá a mesa redonda “Câncer de pênis no Maranhão”, a ser proferida pelo Dr. Antonio de Pádua Silva Sousa (MA).
Na sexta-feira (28), as discussões seguem com palestras como “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica: Manejo no Perioperatório” e “Terapia Antiagregante Plaquetária e Antitrombótica na Fibrilação Atrial Crônica: Qual deles e em que pacientes utilizar”, que tem como conferencista a Dra. Luciana Vidal Armaganijan (Dante Pazzanese – SP).
No último dia, sábado (29), o congresso será encerrado com a discussão “Choque Cardiogênico – diagnóstico e conduta”, com o Dr. Antonio Carlos Mugayar Bianco (Dante Pazzanese – SP).
No IV Congresso Norte Nordeste de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares discussões como “Oxigenioterapia hiperbárica: Indicação, ações, resultados”, com Dr. Rodrigo Pal´ácio Azevedo (MA); “Política de antimicrobianos nos hospitais: onde estamos?”, com Simone Nouer (RJ); e “Novo guideline de antibioticoprofilaxia em cirurgia. O que mudou?”, com Dra. Denise Marangoni (RJ), compõem a programação do evento que será palco para a criação da Associação Maranhense de Infecção Hospitalar, na sexta-feira (28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Copyright 2008 - Idalgo Lacerda.